Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/378
Title: Análise da influência do processo de soldagem GTAW na microestrutura e resistência a corrosão do aço superduplex UNS S32760
Other Titles: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO - COBEF
Authors: Santos, Raphael Oliveira dos
Almeida, Matheus Rian da Silva
Coelho, Rodrigo Santiago
Guarieiro, Lilian Lefol Nani
Keywords: Superduplex;Soldagem;Corrosão;Microestrutura
Issue Date: 18-May-2015
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: SANTOS, Raphael Oliveira dos et al. Análise da influência do processo de soldagem GTAW na microestrutura e resistência a corrosão do aço superduplex UNS S32760. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO, 8., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 1-10.
Abstract: A utilização de ligas de aço Superduplex, nos equipamentos e tubulações do processo produtivo da indústria Oil&Gas, atendem a necessidade de alta resistência a corrosão, por apresentarem elevado PREN (Pitting Resistance Equivalent Index) e excelentes propriedades mecânicas. Porém, estes aços podem sofrer perda de resistência à corrosão e fragilização quando submetidos a aquecimentos localizados. Isto ocorre devido ao desbalanceamento das fases ferrita (δ) e austenita (γ); formação de fases deletérias - Sigma (σ), Chi (χ), austenita secundária (γ2) e precipitados de Nitreto de Cromo (Cr2N). Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência do processo de soldagem em um corpo de prova, do aço Superduplex UNS S32760, submetido ao calor do arco do processo GTAW. Este foi submetido a um aporte térmico de 1.116 J/mm. Foram realizados ensaios de microdureza e corrosão. A amostra foi analisada por microscopia óptica e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), antes e depois dos ensaios. Determinou-se: (a) as porcentagens de cada fase presente na amostra – antes do processamento; (b) o perfil de microdureza – após a soldagem; (c) a possível precipitação de fases deletérias; (d) as regiões e fases preferencialmente atacadas no ensaio de corrosão; e (e) as morfologias de pites encontradas após o ensaio.
Description: p.1-10
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/378
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise da influência ....PDF1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.