Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/369
Título: Técnicas de gerenciamento de informações em uma rede de hospitais
Título(s) alternativo(s): Perspectivas em Ciência da Informação
Autor(es): Cunha, Francisco José Aragão Pedroza
Ribeiro, Núbia Moura
Pereira, Hernane Borges de Barros
Palavras-chave: Organização - Aprendizagem
Gerência - Inovação
Conhecimento - Difusão
Gerenciamento - Técnica
Data do documento: Jan-2014
Citação: CUNHA, Francisco José Aragão Pedroza; RIBEIRO, Núbia Moura; PEREIRA, Hernane Borges de Barros. Técnicas de gerenciamento de informações em uma rede de hospitais. Perspectivas em Ciência da Informação, [Minas Gerais], v. 19, p. 22-36, jan./mar. 2014.
Resumo: Conhecimento e inovação são fenômenos organizativos gerenciais e dependem de técnicas de gerenciamento de informações para criá-los e difundi-los. Os objetivos deste artigo são mapear conceitos de inovação, de difusão de inovações e de aprendizagem, aplicados aos processos de inovação, além de revelar as ferramentas e fontes de informações para aprendizagem e inovações gerenciais incrementais em hospitais. A análise conceitual das dimensões dos processos de aprendizagem e inovação evidencia a importância epistêmica do pensamento complexo e de uma abordagem multirreferencial, com o foco em sistemas e redes de serviços em saúde, como meios de transferência de conhecimento gerencial. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que a Rede de hospitais investigada articula os processos de qualificação profissional e favorece as relações entre sujeitos. Esses processos são configurados como mecanismos de difusão de conhecimentos em saúde, que servem de base para a aprendizagem organizacional e a inovação gerencial. Entretanto, prevalecem interações intraorganizacionais, com pouca interação interorganizacional nos hospitais que compõem a Rede. As conclusões apontam a necessidade da difusão de políticas de informação e comunicação para intensificar a interação entre os parceiros da Rede, extensivo às organizações de serviços do SUS brasileiro.
Descrição: p.22-36
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/369
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Técnicas de gerenciamento ....pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.