Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/366
Título: Avaliação da exposição de passageiros de veículos às partículas ultrafinas em condições de tráfego de um grande centro urbano.
Título(s) alternativo(s): XXII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA
Autor(es): Guarieiro, Lilian L. N.
Guerreiro, Egídio T. A.
Pinho, Paulo A.
Vieira, Rodrigo P.
Andrade, Jailson B. de
Miguel, Antonio H.
Palavras-chave: Poluição
Poluente
Partícula ultra-fina
Veículo
Data do documento: Ago-2014
Editor: SIMEA
SIMEA
Citação: GUARIEIRO, Lilian L. N. et al. Avaliação da exposição de passageiros de veículos às partículas ultrafinas em condições de tráfego de um grande centro urbano. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 22., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo, SIMEA, 2014.
Resumo: Existem evidências de impactos adversos à saúde, decorrentes da exposição humana relacionada à poluição de partículas ultrafinas (da < 100 nm), oriundas do tráfego urbano. À medida que mais passageiros estão gastando uma parcela significativa de sua rotina diária dentro de veículos, é cada vez mais relevante o estudo dos níveis de exposição a poluentes nocivos no interior do veículo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a exposição de passageiros a partículas ultrafinas (da = 100 nm) no interior de veículos nas condições de tráfego da cidade de Salvador-BA. Um contador de partículas modelo 3910 TSI foi utilizado para determinar a concentração de partículas de 100 nm no interior de um veículo. A exposição de passageiros a partículas ultrafinas foi avaliada em 5 regiões de Salvador, com diferentes condições de tráfegos. O sitio com baixo fluxo de ar e alto fluxo de veículos pesados foi o que apresentou maior faixa concentração de partículas (100 nm) no interior do veículo (0,6E+06 a 1,4E+07 #/cm3) e o sito com alto fluxo de ar e baixo fluxo de veículos apresentou menor a faixa de concentração (0,3E+05 a 0,3E+06 #/cm3). Além disso, quanto maior o nível de radiação solar, maior poderá ser o nível de exposição dos passageiros às partículas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/366
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da exposição de passageiros ....pdf329.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.