Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/359
Título: Análise do potencial de uso da fibra de coco verde (cocus nucifera) para produção de etanol de segunda geração
Título(s) alternativo(s): II WORKSHOP DE GESTÃO, TECNOLOGIA INDUSTRIAL E MODELAGEM COMPUTACIONAL
Autor(es): Ramalho, José Julio Araújo
Guarieiro, Lilian Lefol Nani
Vieira, Érika Durão
Palavras-chave: Fibra de coco
Hidrólise
Fermentação
Etanol - Segunda geração
Data do documento: 2012
Editor: SENAI / CIMATEC
SENAI / CIMATEC
Citação: RAMALHO, José Júlio Araújo; GUARIEIRO, Lilian Lefol Nani; VIEIRA, Érika Durão. Análise do potencial de uso da fibra de coco verde (cocus nucifera) para produção de etanol de segunda geração. In: WORKSHOP DE GESTÃO, TECNOLOGIA INDUSTRIAL E MODELAGEM COMPUTACIONAL, 2., 2012, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2012. p. 20-21.
Resumo: Atualmente, o etanol consumido no mundo é produzido principalmente a partir da cana de açúcar, da beterraba e do milho. O consumo crescente de etanol derivado da cana de açúcar tem causado a modernização do setor sucroalcooleiro do Brasil, pois as usinas em um processo de melhoria contínua estão investindo cada vez mais em P&D para desenvolver variedades de cana de açúcar que apresentem maior produtividade. A utilização do etanol derivado do milho apresenta limitações: sua plantação exige áreas de cultivo ainda mais extensas que as da cana de açúcar, causando assim um problema de desmatamento e gera conflitos sobre o uso da terra. Neste trabalho foram analisadas técnicas e tecnologias disponíveis para aproveitar biomassas, tais como: palha e bagaço da cana de açúcar, palha de trigo e resíduos do milho, pó e restos de madeira, na produção de etanol 2G com o objetivo de aplicar essas técnicas à casca de coco verde para esta finalidade
Descrição: p.20-21
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/359
ISSN: 2446-5372
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do potencial ....pdf236.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.