Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/355
Título: Influência da interpolação da trajetória da ferramenta no fresamento a altas velocidades de superfícies complexas
Título(s) alternativo(s): Tecnologia em Metalurgia e Materiais
Autor(es): Nunes, Jacson Machado
Gomes, Jefferson de Oliveira
Souza, Guilherme Gomes de
Sutério, Ricardo
Palavras-chave: Fresamento
Moldes
Matrizes
Data do documento: Abr-2008
Citação: NUNES, Jacson Machado et al. Influência da interpolação da trajetória da ferramenta no fresamento a altas velocidades de superfícies complexas. Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração, s. l., v. 4, p. 37-42, 2008.
Resumo: Este trabalho estuda a influência dos métodos de interpolação utilizados em máquinas de usinagem de alta velocidade para usinagem de superfícies complexas. O método tradicional de interpolação linear foi comparado ao método de interpolação polinomial para duas diferentes tolerâncias do sistema CAM. Os resultados foram analisados em termos de tempo real da velocidade de avanço, erro dimensional de contorno e qualidade superficial. Para uma mesma condição de corte, observa-se que a interpolação polinomial apresenta um maior ganho no tempo de usinagem e uma pequena melhora no acabamento superficial. Contudo na decisão da escolha do método de interpolação tem que ser considerado o valor de tolerância desejado do CAM em termos de redução de tempo de usinagem, controle dimensional e acabamento.
Descrição: p.37-42
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/355
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência da interpolação ....pdf840.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.