Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/348
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Inês Jesus | - |
dc.contributor.author | Pereira-Guizzo, Camila de Sousa | - |
dc.contributor.author | Travassos, Xisto Lucas | - |
dc.contributor.author | Alves, Lynn | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Renelson Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-08T18:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Inês Jesus et al. Análise da comunicação de crianças com paralisia cerebral sem oralidade durante atividade com jogos digitais. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n.2, p. 215-227, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/348 | - |
dc.description | p.215-227 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na perspectiva da Tecnologia Assistiva e de sua aplicação no contexto da Comunicação Alternativa, os jogos digitais podem ser produzidos e aplicados em atividades lúdicas junto às crianças com transtorno severo da fala com o intuito de ampliar a comunicação. Este trabalho tem por objetivo analisar a frequência de ocorrência das diferentes formas de comunicação de crianças sem oralidade durante atividades com jogos digitais. Participaram desta pesquisa quatro crianças com defi ciências múltiplas, decorrentes de Paralisia Cerebral, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino com idades entre 7 e 12 anos. Todas as crianças apresentaram severos distúrbios na comunicação oral. Três jogos digitais foram desenvolvidos para essa população: Segurança Alimentar, Segurança Pública e Cidade Sustentável. As atividades com os jogos ocorreram em 5 sessões, com duração de aproximadamente 20 minutos com cada criança. A partir da análise das fi lmagens, por meio do registro de observação, foi possível identifi car a ocorrência de cinco categorias de comunicação, na seguinte ordem decrescente: Vocal e não verbal, Não verbal, Vocal com ajuda, Não verbal com ajuda e Vocal. Discute-se a importância da análise das diferentes possibilidades de expressão dessas crianças para o planejamento de intervenções mais efi cazes na área da Comunicação Alternativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | file:///C:/Users/susanag/Downloads/22424-144356-1-PB%20(2).pdf | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Jogos digital | pt_BR |
dc.subject | Comunicação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral - Jogo digital | pt_BR |
dc.title | Análise da comunicação de crianças com paralisia cerebral sem oralidade durante atividade com jogos digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Informática na Educação: teoria & prática | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicos | pt_BR |
dc.identifier.number | v.15, n.2 | pt_BR |
dc.description.localpub | Porto Alegre | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-09T18:29:34Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Análisebda comunicação ....pdf | 101 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.