Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/340
Título: MOFI: um modelo para recuperação de informação baseado em ontologias, folksonomia e indexação automática de conteúdo
Título(s) alternativo(s): III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ONTOLOGIA NO BRASIL - ONTOBRAS
Autor(es): Reis, Uedson Santos
Jorge, Eduardo Manuel de Freitas
Pereira, Hernane Borges Barros
Palavras-chave: Ontologia
Folksonomia
Informação - Indexação
Informação - Recuperação
Data do documento: 30-Ago-2010
Citação: REIS, U. S.; JORGE, Eduardo Manuel de Freitas; PEREIRA, H. B. B. MOFI: um modelo para recuperação de informação baseado em ontologias, folksonomia e indexação automática de conteúdo. In: III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ONTOLOGIA NO BRASIL - ONTOBRAS 2010. Florianópolis: Editora EGC, 2010.
Resumo: A maioria dos motores de busca da web leva a sintaxe, e não a semântica, em consideração no momento de realizar uma busca, o que nem sempre traz um resultado satisfatório. Este artigo propõe a construção do modelo MOFI que apoia a construção de bases de dados semiestruturados através da associação de técnicas como Ontologias, Folksonomia e Recuperação de Informação, como a indexação automática de arquivos. E ainda apresenta e avalia quatro tipos de busca que podem ser feitos com base nas relações de uma Ontologia. Este modelo beneficia a difusão do conhecimento, uma vez que os motores de busca poderão entender melhor a semântica de cada dado, obtendo um retorno mais preciso.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/340
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOFI um modelo ....pdf70.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.