Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/329
Título: Confiabilidade humana: a importância da gestão visual nos procedimentos de manutenção
Título(s) alternativo(s): XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE MANUTENÇÃO
Autor(es): Santos, Alex Álisson Bandeira
Souza, Marinilda Lima
Pimentel, Cesar
Palavras-chave: Manutenção - Confiabilidade
Manutenção - Falha humana
Manutenção - Procedimento
Data do documento: 2011
Citação: SANTOS, Alex Álisson Bandeira; SOUZA,Marinilda Lima; PIMENTEL, Cesar. Confiabilidade humana: a importância da gestão visual nos procedimentos de manutenção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANUTENÇÃO - ABRAMAN, 16., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: ABRAMAN, 2011.
Resumo: A abordagem da falha humana como algo inerente à nossa condição ganhou força e o foco passou a ser o gerenciamento do erro e não mais a luta para evitá-lo. A partir das pesquisas em falha humana em instituições como o Americam Petroleum Institute e a Federal Aviation Administration, constatou-se que é mais eficaz descobrir e tentar evitar os fatores que levam ao erro do que combater a natureza humana falível. Indo ao encontro de tais constatações, pesquisas sobre confiabilidade humana apontam para o fato de que um dos problemas que conduzem para falha humana na execução de uma atividade de manutenção são os procedimentos e padrões mal elaborados. Embora a utilização de imagens seja recorrente no processo de elaboração de procedimentos, percebe-se, entretanto, que na área de manutenção os manuais e/ou procedimentos ainda são elaborados em uma linguagem extremamente narrativa, pouco se utilizando a linguagem visual. São vários os usos da imagem e, cada vez mais, pesquisadores e cientistas utilizam-na , seja como fonte documental, objeto de pesquisa, ou ainda como ferramenta de aprendizagem. O objetivo principal deste artigo é potencializar a utilização do uso das fontes visuais nos procedimentos de manutenção, com a finalidade de aumentar o desempenho humano nas tarefas de manutenção, e como efeito a Confiabilidade Humana de todo o processo. Ademais, o artigo mostra o estudo de caso em uma indústria de petróleo, com a elaboração de procedimentos, especificamente de bombas BPO- Back Pull Out, com a utilização dos meios imagéticos.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/329
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Confiabilidade humana ....pdf359.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.