Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/293
Título: Mapeamento e análise das atividades e falhas humanas na logística de paradas de manutenção
Título(s) alternativo(s): CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA - CIBEM 2011
Autor(es): Santos, Alex Álisson Bandeira
Tavares, Leila Simone da Silva
Palavras-chave: Manutenção - Parada
Manutenção industrial
Manutenção - Logística
Manutenção - Confiabilidade
Data do documento: 2011
Citação: SANTOS, Alex Álisson B.; TAVARES, Leila S. da S. Mapeamento e análise das atividades e falhas humanas na logística de paradas de manutenção. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECÂNICA - CIBEM 2011.
Resumo: Atualmente as empresas buscam cada vez mais a redução de custos para se manterem competitivas no mercado. Por se tratar de um serviço, a manutenção que antes era vista como atividade que não agregava valor algum a empresa, mas que era necessária para apoiar as atividades ou processos industriais, hoje em dia vem ganhando um papel importante dentro das organizações, papel esse que é buscar a competitividade da empresa e a qualidade total, fatores que são desenvolvidos através de um maior conhecimento científico aplicado, seja no gerenciamento de atividades como também com foco nas atividades executadas por pessoas. As empresas que executam atividades em paradas de manutenção estabelecem metas de execução visando atender uma programação da produção, pois a parada em si envolve uma logística que precisa ser bem estruturada, já que esta é muito complexa. Como se trata de logística é preciso fazer com que todos os recursos tanto materiais quanto humanos estejam disponíveis na quantidade certa, no momento certo de modo que esses recursos não comprometam em momento algum, caso haja alguma falha ou erro humano - também conhecido como confiabilidade humana -, a qualidade dos serviços. Com base neste contexto, o trabalho proposto busca identificar quais as possíveis falhas humanas ocorridas dentro do processo logístico em uma parada de manutenção, normalmente caracterizado como um acontecimento com grande volume de recursos, materiais e mão de obra, mobilizados em curto período de tempo, de difícil cumprimento dos prazos e orçamentos pré-definidos. Nas paradas de manutenção existem inúmeras atividades logísticas como apoio, suporte e utilidades logísticas que dentro de cada uma dessas há um desdobramento de atividades como: contratação de mão de obra, alocação de máquinas de carga, gestão de almoxarifado, suprimentos de materiais, dentre outras.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/293
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento das atividades...Resumo_TT_2011.pdf359.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.