Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/289
Title: Autoconceito, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico na puberdade: inter-relações e diferenças entre sexos
Other Titles: Interação em Psicologia
Authors: Pereira, Camila de Sousa
Cia, Fabiana
Barham, Elizabeth Joan
Keywords: Autoconceito;Habilidade social;Problema comportamental;Desempenho acadêmico;Puberdade;Comportamento
Issue Date: 2008
Citation: PEREIRA, C. S.; CIA, Fabiana; BARHAM, E. J. Autoconceito, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico na puberdade: inter-relações e diferenças entre sexos. Interação em Psicologia, v.12, p.203-213, 2008.
Abstract: Este estudo teve como objetivos: (a) comparar o autoconceito, as habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico, entre alunos do sexo masculino e feminino, na fase da puberdade; (b) avaliar as relações entre esses fatores. Participaram 68 alunos da 5ª série (todos com 11 anos), frequentadores de uma escola pública, de cinco turmas diferentes, e seus cinco professores representantes. Para avaliar o autoconceito, os alunos preencheram o Questionário de Avaliação do Autoconceito (Self-Description Questionnaire I); para avaliar o repertório de habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico dos alunos, seus professores preencheram o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais, que aborda esses três fatores. Respondeu-se ao primeiro objetivo usando o Teste-v para comparar os meninos e as meninas nos diferentes fatores; os resultados para o segundo objetivo foram obtidos utilizando a análise de correlação de Pearson. Os achados mostraram diferenças ligadas ao sexo, além de revelar algumas correlações entre as variáveis.
Description: p.203-213
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/289
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Autoconceito, habilidades sociais, ....pdf127.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.