Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/282
Título: Proposta de um método para avaliar a competitividade do gás natural nos setores residencial e comercial
Título(s) alternativo(s): Revista Gestão Industrial
Autor(es): Teixeira, João Pedro Braga
Santos, Alex Álisson Bandeira
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Palavras-chave: Gás natural - Competitividade
Energético
Gás natural - Setor residencial
Gás natural - Setor comercial
Data do documento: 2015
Citação: TEIXEIRA, J. P. B.; SANTOS, A. A. B.; GUARIEIRO, L.L.N. Proposta de um método para avaliar a competitividade do gás natural nos setores residencial e comercial. Revista Gestão Industrial, v. 11, p. 186-201, 2015.
Resumo: Este artigo teve como objetivo desenvolver uma metodologia de avaliação da competitividade do gás natural (GN) em relação aos seus principais concorrentes, para todas as aplicações dos setores residencial e comercial. Para isso, foi proposto um método comparativo capaz de determinar o energético mais competitivo, através do cálculo do custo total de cada opção energética, para atender as demandas do consumidor, considerando fatores como: preço, poder calorífico, tipo de equipamento utilizado, eficiência dos equipamentos e custos de operação e manutenção. Os resultados mostraram que o GN é o energético mais competitivo para todas as aplicações dos setores avaliados. Os equipamentos a GN obtiveram os menores custos totais para o consumidor, com mais de 40% de economia, em média, em relação aos outros energéticos. Para a cocção de alimentos, a economia do GN variou de 17,4% a 53,8%; para o aquecimento de água, de 25,3% a 57,5%; e para a climatização, de 28,2% a 62,0%.
Descrição: p.186-201
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/282
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de um método ....pdf376.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.