Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/279
Título: Avaliação da impedância de transferência de cabos coaxiais RG213 e RGC213 de fabricantes distintos
Título(s) alternativo(s): XXIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA
Autor(es): Andrade, Caio Luminatti
Silva, Valeria L. da
Novo, Marcela Silva
Santos, Kenedy Marconi Geraldo
Palavras-chave: Processo - Qualidade
Produto - Qualidade
Cabo coaxial
Cabo coaxial - Blindagem
Data do documento: 2015
Citação: ANDRADE, Caio Luminatti et al. Avaliação da impedância de transferência de cabos coaxiais RG213 e RGC213 de fabricants distintos. In:SIMPÓSIO DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 23., São Paulo. Anais... São Paulo: SIMEA, 2015.
Resumo: Atualmente vivemos numa era de contínuos avanços tecnológicos, tanto em nosso cotidiano quanto na indústria. Isto implica naturalmente na busca por melhorias na qualidade de processos e produtos. Cabos coaxiais são de particular importância neste contexto devido à sua utilização em sistemas automotivos, telecomunicações, radiofusão, áudio, vídeo dentre outros. Sobre a qualidade da blindagem de cabos coaxiais, esta deveria evitar a propagação de ondas eletromagnéticas (OEM) do interior do cabo para o meio externo e vice versa. Este fenômeno pode ocorrer caso sejam utilizados materiais de baixo rendimento na sua concepção, o que acontece quando fabricantes buscam reduzir custos de produção. Uma forma de avaliar a qualidade desta blindagem frente a propagação de OEM, é através da caracterização da sua impedância de transferência que pode ser obtida por métodos normatizados, como o método triaxial, conforme apresentado em algumas Normas internacionais como, por exemplo, a IEC 62153-4. Sob estas considerações este artigo apresenta, resultados da impedância de transferência de cabos coaxiais do tipo RG213 de diversos fabricantes, na faixa frequência de 10 kHz até 30 MHz, determinada experimentalmente através da utilização de um aparato confeccionado e baseado no método triaxial.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/279
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da impedância de ....pdf733.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.