Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/260
Título: Análise da utilização de recursos tecnológicos na etapa de concepção de produtos
Título(s) alternativo(s): VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - CBGDP 2011
Autor(es): Pina, Suzana Angélica da S. M.
Beal, Valter Estevão
Palavras-chave: Design
Engenharia
Prototipagem
Metodologia
Software - CAD
Data do documento: 12-Set-2011
Citação: PINA, Suzana Angélica da S. M. ; BEAL, Valter Estevão . Análise da utilização de recursos tecnológicos na etapa de concepção de produtos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO - CBGDP, 8., 2011, Porto Alegre: 2011.
Resumo: O mercado de alta competitividade e crescente inovação reforça o uso dos recursos tecnológicos como ferramentas de suporte à concepção, melhoria e adaptação de produtos, de modo que as empresas atendam o mercado com bens de consumo a um custo competitivo e qualidade esperada. O objetivo do trabalho é apresentar uma análise do uso de recursos tecnológicos na concepção de produtos. Busca-se integrar as atividades dos designers e engenheiros, de modo a otimizar o processo de desenvolvimento de produtos através do uso de tecnologias, como Engenharia Reversa, Prototipagem Rápida e softwares CAD (Computer Aided Design). Fundamentado nas metodologias de projetos e tecnologias disponíveis para geração de conceitos, foi realizado um estudo de duas concepções, contemplando prazos e resultados. Através da análise pretende-se chegar a dados referentes a tempo, qualidade de projeto e integração com etapas posteriores ao conceito do produto.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/260
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da utilização ....pdf763.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.