Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/259
Título: Simulação computacional de correlações entre a formação da fuligem e de NOx, radiação térmica e OEC
Título(s) alternativo(s): VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA
Autor(es): Santos, Alex Álisson Bandeira
Torres, Ednildo Andrade
Pereira, Pedro Afonso de Paula
Palavras-chave: Técnica - OEC
Fuligem
Data do documento: 18-Ago-2010
Citação: SANTOS, A. A. B.; TORRES, E.A. ; PEREIRA, P.A.P. Simulação computacional de correlações entre a formação da fuligem e de NOx, radiação térmica e OEC. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM 2010. Campina Grande: ABCM, 2010.
Resumo: A simulação computacional em processos de combustão que tentam exprimir o comportamento da fuligem como meio participante na radiação térmica tem uma grande dificuldade para obtenção de resultados adequados por conta da falta de modelo de cinética química adequada para o cálculo da concentração da fuligem e posteriormente para o cálculo do coeficiente de emissão de radiação desta partícula e da radiação térmica emitida pela partícula. Quando se é utilizada na combustão a técnica de combustão enriquecida por oxigênio – OEC –, a precisão desta simulação diminui consideravelmente já que não existe modelo de cinética química para a produção de fuligem com o uso da OEC. Para a confirmação destas impossibilidades, o presente trabalho simulou em um pacote comercial de grande inserção no mercado, o ANSYS CFX, o processo de correlações entre a formação de fuligem, radiação térmica e a emissão de NOx com a utilização da OEC em uma câmara de combustão horizontal cilíndrica – chama confinada –, verificando divergências encontradas com a expectativa do fenômeno físico a ser desenvolvido baseado em trabalhos anteriores.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/259
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simulação computacional ....pdf502.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.