Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/255
Título: Infocanção em Gilberto Gil
Título(s) alternativo(s): XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA
Autor(es): Santana, Claudia Sisan Silva de
Pereira, Hernane Borges de Barros
Casas, Trazíbulo Henrique Pardo
Palavras-chave: Canção - Importância
Canção - Difusora de conhecimento
Data do documento: 2015
Citação: SANTANA, C. S. S. ; CASAS, Trazíbulo Henrique Pardo ; PEREIRA, H. B. B. . Infocanção em Gilberto Gil. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Florianópolis: 2015. v. 1. p. 1-13.
Resumo: O universo das canções é repleto de características e representações da cultura de um povo, de uma cidade de um país. A necessidade de cantar a própria realidade ou suas subjetividades sempre esteve implícita em um modo de ser e de estar no mundo. Concepções que permeiam as mentes dos compositores e a verve que os alimenta estão grafadas em um imaginário repleto de singularidades e emoções, que é o mundo das canções. De forma que o nosso cotidiano é repleto de canções, por isso a ideia de refletir sobre a importância da Canção como difusora de diversos tipos de conhecimentos. Este artigo é uma síntese da fase inicial da pesquisa sobre Canções do compositor Gilberto Gil, que tem nas suas letras, temas que tratam de ciência e tecnologia. É possível mapear dentro da extensa obra do compositor, que em 2014 completou 72 anos de idade e uma carreira girando em torno de 50 anos, um conjunto relevante de canções que trazem no seu bojo conteúdos recorrentes sobre ciência e tecnologia.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/255
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Infocanção ....pdf547.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.