Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/252
Título: Estudo sobre a colaboração entre pesquisadores do ifbahia: modelagem com autômatos celulares
Título(s) alternativo(s): XLI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO 2009
Autor(es): Mota, Luzia Matos
Fadigas, Inácio de Sousa
Pereira, Hernane Borges de Barros
Palavras-chave: Redes de pesquisas - IFBA
Pesquisa operacional
Autômatos celulares
Data do documento: 2009
Citação: MOTA, L. M. ; FADIGAS, Inácio de Sousa ; PEREIRA, H. B. B. Estudo sobre a colaboração entre pesquisadores do IFBahia: modelagem com autômatos celulares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 41., 2009, Porto Seguro. Anais... Porto Seguro: SOBRAPO, 2009. p. 3211-3212.
Resumo: Este Trabalho se dedica a estudar a rede de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBahia) a partir dos fundamentos da pesquisa operacional na análise de sistemas complexos reais. Inicialmente serão minerados dados através do uso de questionários e exame de bancos de dados sobre as atividades de pesquisa dos nove campi que constituem o IFBahia (Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista). A partir dessas informações será construída uma modelagem computacional com a intenção de verificar temporalmente as possibilidades de crescimento, estabilidade, oscilação, estagnação e decadência da rede de pesquisa investigada. Os indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação analisados serão os amplamente aceitos pela comunidade científica. A modelagem será realizada com a ajuda de autômatos celulares, usando regras de uma das diversas “famílias” encontradas na literatura e/ou nos programas específicos (e.g. jogo da vida, gerações, jogo da vida ponderado) ou adaptando-as para o propósito da pesquisa. Estas regras simulam a evolução de sistemas dinâmicos obedecendo à condições iniciais, condições de contorno e são bem definidas. No presente caso a modelagem será composta de nove cenários diferentes, um para cada campus, utilizando condições de contorno e condições iniciais diferentes com as mesmas regras. Com essa modelagem esperamos estabelecer configurações sobre as atividades de pesquisa do IFBahia simulando condições futuras a partir de dados iniciais reais. O objetivo geral do trabalho é utilizar a metodologia da pesquisa operacional, para constituir um conjunto de informações que possam ajudar na criação de estratégias para o desenvolvimento da pesquisa no IFBahia, além de apoiar o processo de tomada de decisões na área.
Descrição: p.3211-3212
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/252
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo sobre a colaboração ....pdf505.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.