Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/226
Título: Rede PET saúde em Feira de Santana: o desafio da integralidade
Título(s) alternativo(s): Revista Baiana de Saúde Pública
Autor(es): Rodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira
Souza, Eliane Santos
Pereira, Hernane Borges de Barros
Palavras-chave: Atenção à saúde
Educação
Trabalho
Rede social
Cuidados integrais de saúde
Data do documento: Jul-2012
Citação: RODRIGUES, A. A. A. O. ; SOUZA, Eliane Santos ; PEREIRA, H. B. B. . Rede PET Saúde em Feira de Santana: O Desafio da Integralidade. Revista Baiana de Saúde Publica, v. 36, p. 651-667, 2012.
Resumo: O Programa de educação pelo trabalho para a saúde (PET Saúde), iniciado em 2009, com ênfase na Estratégia Saúde da Família, em 2011, ampliou seu campo aos serviços de média e alta densidade tecnológica, com o propósito de reorientar a formação profissional. Essa ampliação se deu na tentativa de garantir uma abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações na geração de conhecimentos, ensino- -aprendizagem e de prestação de serviços de saúde à população, além do fomento a grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde. Em 2012, com os cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Educação Física e Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, constituíram-se cinco subprojetos: Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Urgência e Emergência e Vigilância em Saúde. Um dos desafios postos foi o de possibilitar experiências na produção do cuidado, em uma abordagem integral do processo saúde-doença com incorporação do trabalho em rede como princípio educativo. Discute-se neste artigo as possibilidades da consolidação da Integralidade na formação dos profissionais e nas mudanças na Rede de Atenção à Saúde. Aqui, a Integralidade é assumida como uma ação social resultante da permanente interação dos atores na relação demanda e oferta, em planos distintos de atenção à saúde, nos quais os aspectos subjetivos e objetivos sejam considerados.
Descrição: p.651-667
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/226
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rede PET Saúde ....pdf160.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.