Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/198
Título: Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica
Título(s) alternativo(s): Perspectivas em Ciência da Informação
Autor(es): Amparo, Keize Katiane dos Santos
Ribeiro, Maria do Carmo Oliveira
Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Palavras-chave: Prospecção tecnológica
Estudos prospectivos
Patentes
Informação tecnológica
Ciência da Informação
Data do documento: Out-2012
Citação: AMPARO, K. K. S. ; RIBEIRO, M. C. O. ; GUARIEIRO, L.L.N. . Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 17, p. 195-209, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta conceitos e metodologias para a realização de estudos de prospecção, utilizando o documento de patente, com fonte de informação tecnológica, para verificar o estado da arte de sistemas denominados “Túnel de diluição”, para estudos de emissões veiculares. Este estudo visa a demonstrar, dentre outras, a importância da gestão da informação, como mecanismo de apoio ao monitoramento tecnológico para tomada de decisão, tendo como vetor principal a análise de informação tecnológica em documentos de patentes e o papel do profissional da informação, utilizando as metodologias de estratégias de busca em bancos e bases de dados, como matéria-prima para a realização dos estudos de prospecção. Os métodos de prospecção tecnológica utilizados foram feitos, inicialmente, através de buscas de anterioridade e similaridade em bancos de dados de patentes, nacionais e internacionais, com estratégias de buscas adequadas aos recursos disponíveis em cada base de dados. Assim, este trabalho apresenta a fase da inteligência competitiva, na qual são identificadas, mapeadas, coletadas, tratadas e analisadas as informações extraídas de bases de patentes para geração de mapas de conhecimento, como subsídio ao pensar estratégico, objetivando facilitar e apoiar a tomada de decisão na direção do desenvolvimento do setor industrial. Com os resultados alcançados, foi possível identificar o percentual de documentos de patentes depositados pela área acadêmica, empresas, instituições de pesquisa e pessoas físicas, além de identificar as rotas tecnológicas e empresas detentoras da referida tecnologias no mundo.
Descrição: p.195-209
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/198
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de caso utilizando mapeamento ....pdf196.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.