Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/192
Título: Estudo sobre viabilidade técnica para reúso de efluente no sistema de jardinagem em uma indústria de fabricação de embalagens de papelão ondulado
Autor(es): Almeida, Edna dos Santos
Santos, Daiane Roberta Lopes dos
Silva, Susana
Palavras-chave: Reúso
Efluente
Viabilidade
Jardinagem
Data do documento: 25-Nov-2013
Editor: Congea - Ibeas
Congea - Ibeas
Resumo: Estudos mostram que até o ano de 1990 a água consumida no setor industrial era pouco significativa, tanto em termos de disponibilidade como sob o aspecto econômico. Atualmente alternativas que viabilizem a redução de água dentro das organizações tem ganhado espaço. No Brasil, após o surgimento da legislação nº 9.433 criada no ano de 1997, que institui a cobrança pelo uso dos recursos hídricos como instrumento de gestão esse tema tem sido ainda mais discutido. O reúso de efluente tem o objetivo de otimizar os processos, reduzindo assim os impactos causados ao meio ambiente. Esse artigo visa apresentar um estudo sobre a viabilidade técnica para reúso de efluentes no sistema de jardinagem de uma indústria de fabricação de embalagens de papelão ondulado, através de um estudo de caso realizado na organização. Observou-se que a empresa possui estrutura física com capacidade para atender a vazão de efluente gerado pela unidade composto de processos físico-químicos para a remoção da matéria orgânica, porém foi identificado que o efluente de saída apresenta característica que não satisfaz os requisitos de qualidade exigidos pelas Resoluções, deliberações e recomendações existentes.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/192
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudo sobre viabilidade técnica para reuso de efluente ....pdf297.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.