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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1886
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Nunes, Èldman de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pinto, Guilherme Cruz Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T01:03:48Z | - |
dc.date.available | 2024-11-26T01:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Guilherme Cruz Moreira. Random forest na análise de sentimentos em jogos digitais. Orientador: Éldman de Oliveira Nunes. 2024. 8 f. Artigo (Especialização em Data Science & Analytics) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1886 | - |
dc.description | "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial." | pt_BR |
dc.description.abstract | This study describes the application of the Random Forest algorithm in sentiment analysis of digital games, categorizing text into positive, negative, or neutral sentiments. The research aims to deepen the understanding of player interactions with games, providing relevant insights for companies in a constantly evolving industry. The methodology employed includes the collection of a dataset containing 640,987 player reviews and meticulous preprocessing to ensure data quality. The dataset was divided into 80% for training (512,790 reviews) and 20% for testing (128,197 reviews), with a sample of 109,075 reviews analyzed. The Random Forest model achieved an accuracy of 89%, a precision of 99% for positive sentiments, and 63% for negative sentiments, and a recall of 88% for positive sentiments and 94% for negative sentiments. The confusion matrix results indicate an overall accuracy of 89%. These metrics demonstrate the model's effectiveness in accurately classifying player sentiments. In summary, this study provides valuable data driven insights into player feedback, offering a practical tool for companies to enhance their products and strategies in the competitive gaming market. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Floresta | pt_BR |
dc.subject | Análise de sentimento | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Categorização de texto | pt_BR |
dc.subject | Interações do jogador | pt_BR |
dc.subject | Pré-processamento de dados | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do modelo | pt_BR |
dc.title | Random forest na análise de sentimentos em jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos aceitos para publicação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador/BA | pt_BR |
dc.embargo.terms | Aberto | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo descreve a aplicação do Random Algoritmo florestal na análise de sentimento de jogos digitais, categorizar o texto em sentimentos positivos, negativos ou neutros. A pesquisa visa aprofundar a compreensão do jogador interações com jogos, fornecendo insights relevantes para empresas em um setor em constante evolução. A metodologia empregado inclui a coleta de um conjunto de dados contendo 640.987 análises de jogadores e pré-processamento meticuloso para garantir dados qualidade. O conjunto de dados foi dividido em 80% para treinamento (512.790 avaliações) e 20% para testes (128.197 avaliações), com uma amostra de 109.075 avaliações analisadas. O modelo Random Forest alcançou um precisão de 89%, uma precisão de 99% para sentimentos positivos e 63% para sentimentos negativos e um recall de 88% para sentimentos positivos sentimentos e 94% para sentimentos negativos. A confusão os resultados da matriz indicam uma precisão geral de 89%. Essas métricas demonstrar a eficácia do modelo em classificar com precisão sentimentos dos jogadores. Em resumo, este estudo fornece informações valiosas baseadas em dados sobre o feedback dos jogadores, oferecendo uma ferramenta prática para empresas a aprimorarem seus produtos e estratégias no mercado competitivo de jogos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos (Pós-Graduação) Especialização em Data Science & Analytics |
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ARTIGO_GUILHERME CRUZ MOREIRA PINTO.pdf | ARTIGO / ESPECIALIZAÇÃO / SENAI CIMATEC | 464.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
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