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dc.contributor.advisorNunes, Éldman de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Davi Lourenço Oliveira dos-
dc.contributor.authorSilva, Gessé Pinto da-
dc.contributor.authorFerreira, Leandro Soriano-
dc.date.accessioned2024-11-26T01:02:48Z-
dc.date.available2024-11-26T01:02:48Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Davi Lourenço Oliveira dos; SILVA, Gessé Pinto da; FERREIRA, Leandro Soriano. Machine Learning e a influencia das características infraestruturais e pedagógicas no desempenho escolar para o programa Milênio do MPBA. Orientador: Éldman de Oliveira Nunes. 2024. 13 f. Artigo (Especialização em Data Science & Analytics) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1885-
dc.description"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.description.abstractAccess to quality education is extremely important for the population, and several aspects can influence students' academic performance. Through the school census, it is possible to know the resources made available by teaching units. In the final stage of basic education, through an evaluation system, such as ENEM, it is possible, in addition to other objectives, to measure the quality of teaching in schools based on the performance of their respective students. Within this scenario, knowing which infrastructural and pedagogical characteristics most influence school performance presents itself as an important tool to act more assertively on the points that can improve the quality of teaching. Therefore, this work aims to select the most relevant infrastructural and pedagogical characteristics for student performance in public and private education units in the country. For this, microdata from the school census were used, as well as microdata from ENEM by school, with a time frame from 2009 to 2015. To carry out the selection of characteristics, two groups of attributes related to infrastructure and pedagogy were created, subsequently, selection methods based on filters, wrapper and embeded were used. The schools were classified into concepts ranging from A to D. Of the 389 columns present in the dataset, 44 were selected and their respective degrees of influence. The machine learning model resulting from feature selection achieved 98.9% of the performance of the model without feature selection.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectPedagógicopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.titleMachine Learning e a influencia das características infraestruturais e pedagógicas no desempenho escolar para o programa Milênio do MPBApt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos aceitos para publicaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador/BApt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.description.resumoO acesso a educação de qualidade e de suma importância para a população, e diversos aspectos podem influenciar no desempenho escolar dos alunos. Através do censo escolar e possível conhecer os recursos disponibilizados pelas unidades de ensino. Na etapa final da educação básica, através de um sistema de avaliação, como o ENEM, e possível, para além de outros objetivos, medir a qualidade do ensino das escolas a partir do desempenho dos seus respectivos alunos. Dentro deste cenário, conhecer quais as características infraestruturais e pedagógicas mais influenciam no desempenho escolar se apresenta como uma ferramenta importante para atuar de forma mais assertiva nos pontos que podem melhorar a qualidade do ensino. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo selecionar as características infraestruturais e pedagógicas mais relevantes para o desempenho dos alunos nas unidades de ensino publicas e privadas do país. Para isto, foram utilizados os microdados do censo escolar, bem como os micro dados do ENEM por escola, com o recorte temporal de 2009 a 2015. Para realizar a seleção de características, foram criados dois grupos de atributos relacionados a infraestrutura e pedagogia, na sequencia, foram utilizados métodos de seleção baseados em filtros, wrapper e embbeded. As escolas foram classificadas em conceitos que vão de A a D. Das 389 colunas presentes no dataset foram selecionadas 44 e seus respectivos graus de influencia. O modelo de machine learning resultante da seleção de atributos alcançou 98.9% do desempenho do modelo sem seleção de atributos.pt_BR
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) Especialização em Data Science & Analytics

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