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dc.contributor.advisorNascimento Filho, Aloísio Santos-
dc.contributor.authorBrito, Filipe Cardoso-
dc.date.accessioned2024-07-25T20:57:21Z-
dc.date.available2024-07-25T20:57:21Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.identifier.citationBRITO, Filipe Cardoso. Modelo multicritério para auxiliar na escolha de veículos sustentáveis: atendendo às preferências dos consumidores. Orientador: Aloísio Santos Nascimento Filho. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1863-
dc.description.abstractSeveral actions to combat the effects of climate change have taken place in recent years decades aiming to promote sustainable development. This fact has generated a series of movements, causing changes in the consumption pattern of products and services, leading to the repositioning of the productive sector. The Intergovernmental Panel report on United Nations Climate Change (IPCC) has identified the transport sector as one of the main sources of greenhouse gases, which contributes to the increase of climate change. In the urban centers of large cities, emissions from the transport results in a worsening of the quality of the air breathed, with the potential for increase in cases of respiratory diseases, among other possible damage to human health. On the other hand, while emissions cannot be reduced, a possible way, among many, would improve the information process at the vehicle acquisition stage. Therefore, The main objective of this research was to propose a multi-criteria conceptual model that assist decision-making when purchasing vehicles considering a set of pre-established criteria. For this purpose, open data from the fleet of vehicles sold in Brazil between 2013 and 2021. The construction of the conceptual model multicriteria allowed the evaluation of environmental aspects of vehicle models and versions, reconciling with individual technical specificities desired by the consumer. The results suggest that, through a vehicle classification list, consumers begin to have information about vehicle models and versions and those with a set of more sustainable characteristics have the best positions. May favor the acquisition of more sustainable models.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectAnálise multicritériospt_BR
dc.subjectGases de efeito estufapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.titleModelo multicritério para auxiliar na escolha de veículos sustentáveis: atendendo às preferências dos consumidorespt_BR
dc.title.alternativeMulti-criteria model to assist in choosing sustainable vehicles: meeting consumer preferencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coCardoso, Hugo Saba Pereira-
dc.contributor.refereesLepikson, Herman Augusto-
dc.contributor.refereesAraújo, Marcio Luis Valença-
dc.description.resumoDiversas ações para combater os efeitos das mudanças climáticas têm ocorrido nas últimas décadas visando promover o desenvolvimento sustentável. Tal fato tem gerado uma série de movimentos, provocando mudanças no padrão de consumo de produtos e serviços, levando ao reposicionamento do setor produtivo. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) tem identificado o setor de transporte como uma das principais fontes geradoras de Gases de Efeito Estufa, o que contribui com o aumento das mudanças climáticas. Nos centros urbanos das grandes cidades as emissões do setor de transporte têm como resultante a piora da qualidade do ar respirado, com potencial de elevação de casos de doenças respiratórias, entre outros possíveis danos à saúde humana. Por outro lado, enquanto não se consegue reduzir as emissões, um possível caminho, dentre muitos, seria melhorar o processo de informação na etapa de aquisição de veículo. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa foi de propor um modelo conceitual multicritério que auxilie a tomada de decisão no momento da aquisição de veículos considerando um conjunto de critérios pré-estabelecidos. Para esse fim, foram utilizados dados abertos da frota de veículos comercializados no Brasil entre 2013 a 2021. A construção do modelo conceitual multicritério permitiu avaliar aspectos ambientais de modelos e versões de veículos, conciliando com especificidades técnicas individuais desejadas do consumidor. Os resultados sugerem que, por meio de uma lista de classificação de veículos, os consumidores passam a ter informações sobre os modelos e versões de veículos e aqueles com um conjunto de características mais sustentáveis possuem as melhores posições. Podendo favorecer a aquisição de modelos mais sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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