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dc.contributor.advisorPereira, Manoel Teodoro Belitardo-
dc.contributor.authorFreitas, Artur Calheira de-
dc.date.accessioned2024-06-28T21:55:00Z-
dc.date.available2024-06-28T21:55:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFREITAS, Artur Calheira de. Redução de consumo específico de combustível através da redução da temperatura do ar de combustão em motogeradores de ciclo Diesel. Orientador: Manoel Teodoro Belitardo Pereira. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1854-
dc.description"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.description.abstractThis technical article presents a case study of reducing specific consumption of HFO- Heavy Fuel Oil fuel in 120 HYUNDAI HiMSEN 9H25/33 motor generators installed in two thermoelectric plants belonging to the same enterprise composed of by two engine rooms with a total electrical power generation capacity of 298 MW located in the State of Bahia, Brazil. Due to the need to reduce costs operational, in April 2013, a project was proposed that aimed to reduce consumption fuel specification by reducing the intake air temperature of the turbochargers to improve the efficiency of the combustion process in motor generators aforementioned. The project was based on information contained in the technical manual of the equipment, which presents the specific consumption correction formula according to the operational conditions of the HYUNDAI HiMSEN 9H25/33 motor generators, taking as variables: specific fuel consumption in standard condition according to ISO 3046/1; O specific fuel consumption in operating condition; the deviation from specific consumption of fuel; the ambient air temperature in the operating condition; the temperature of the charge air cooling water in the operating condition; the lower calorific value (PCI) of the fuel oil and ambient pressure in the operating condition. After project implementation of reducing the temperature of the combustion air, a reduction in the maximum temperature was verified turbocharger intake pressure from 45.0ºC to 35.9ºC, generating a temperature delta of 9.1 ºC, which made it possible to reduce the specific consumption of HFO-Heave Fuel Oil equivalent to 0.915 kg/MWh and, consequently, for a scenario of continuous generation of 280 MWh provided significant reductions in operating costs with the acquisition of fuel.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsumo específico de combustívelpt_BR
dc.subjectTemperatura do ar de admissãopt_BR
dc.subjectMotogeradores de ciclo dieselpt_BR
dc.titleRedução de consumo específico de combustível através da redução da temperatura do ar de combustão em motogeradores de ciclo Dieselpt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos aceitos para publicaçãopt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.description.resumoEste artigo técnico apresenta um estudo de caso de redução do consumo específico de combustível HFO- Heavy Fuel Oil em 120 motogeradores HYUNDAI HiMSEN 9H25/33 instalados em duas usinas termoelétricas pertencentes a um mesmo empreendimento composto por duas casas de máquinas com capacidade total de geração de energia elétrica de 298 MW localizadas no Estado da Bahia, Brasil. Devido à necessidade de redução dos custos operacionais, em abril de 2013, foi proposto um projeto que objetivava a redução do consumo específico de combustível através da redução de temperatura de ar de admissão dos turbocompressores para melhorar a eficiência do processo de combustão dos motogeradores supracitados. O projeto foi embasado em informações contidas no manual técnico dos equipamentos, o qual apresenta a fórmula de correção do consumo específico de acordo com as condições operacionais dos motogeradores HYUNDAI HiMSEN 9H25/33, tendo como variáveis: o consumo específico de combustível na condição padrão conforme ISO 3046/1; o consumo específico de combustível na condição de operação; o desvio do consumo específico de combustível; a temperatura do ar ambiente na condição de operação; a temperatura da água de resfriamento do ar de carga na condição de operação; o poder calorífico inferior (PCI) do óleo combustível e a pressão ambiente na condição de operação. Após a implantação do projeto de redução de temperatura do ar de combustão verificou-se a redução da temperatura máxima de admissão dos turbocompressores de 45,0ºC para 35,9 ºC, gerando um delta de temperatura de 9,1 ºC, o que viabilizou a redução de consumo específico de combustível HFO- Heave Fuel Oil equivalente a 0,915 kg/MWh e, consequentemente, para um cenário de geração contínua de 280 MWh propiciou reduções significativas de custos operacionais com a aquisição de combustível.pt_BR
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - Especialização em Engenharia de Confiabilidade

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