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dc.contributor.advisorWinkler, Ingrid-
dc.contributor.authorChamusca, Iolanda Lima-
dc.date.accessioned2024-02-08T11:39:40Z-
dc.date.available2024-02-08T11:39:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCHAMUSCA, Iolanda Lima. Design guidelines for intuitive virtual reality authoring tools. Orientadora: Ingrid Winkler. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1833-
dc.description.abstractVirtual reality (VR) experiences are frequently developed using game en gines, which are difficult for unskilled professionals who lack programming and 3D modeling skills. Concurrently, there is a knowledge gap in software project design for intuitive VR authoring tools, which were intended to be more user-friendly. Frequently, these authoring tools are inadequate due to a lack of standardized operating procedures. This study contributes to the development of more intuitive VR authoring tools and the evalua tion of existing ones by proposing design guidelines. We adopted the De sign Science Research paradigm, which consists of the following six steps: (1) problem identification, (2) solution objective definition, (3) design and development, (4) demonstration, (5) evaluation, and (6) communication. Following these steps the study identified the complexity in VR authoring tools due to the lack of ontologies, defined the solution of proposing design guidelines, developed a Systematic Literature Review following PRISMA, demonstrated a guidelines’ proof-of-concept to experts, evaluated the gui delines by experimenting an example authoring tool and communicated the findings as a review and an article. As results, fourteen papers were reviewed and fourteen design guidelines were compiled for requirements and features, including Visual Programming, Immersive Authoring, Sha ring and Collaboration, and Movement Freedom, among others. Next, we evaluated the validity of the design guidelines, and the results indicated that they may be useful for assisting with the evaluation of intuitiveness in VR authoring tools and promoting the creation of other intuitive tools. In addition, they can support the growth of the metaverse, as virtual con tent creation is one of its pillars, as well as contribute to the creation of standard concepts for the area, creating in another words, ontologies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectFerramentas de autoriapt_BR
dc.subjectDiretrizes de projetopt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.titleDesign guidelines for intuitive virtual reality authoring toolspt_BR
dc.title.alternativeDiretrizes de design para realidade virtual intuitiva ferramentas de autoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coApolinário Junior, Antônio Lopes-
dc.contributor.refereesCatapan, Marcio Fontana-
dc.contributor.refereesSilva, Pedro Mário Cruz e-
dc.description.resumoAs experiências de realidade virtual (RV) são frequentemente desenvolvidas usando motores de jogos, o que é difícil para profissionais não qualificados e que não possuem programação. e habilidades de modelagem 3D. Ao mesmo tempo, existe uma lacuna de conhecimento em software design de projeto para ferramentas intuitivas de autoria de VR, que deveriam ser mais fácil de usar. Freqüentemente, essas ferramentas de autoria são inadequadas devido à falta de procedimentos operacionais padronizados. Este estudo contribui ao desenvolvimento de ferramentas de autoria de RV mais intuitivas e à avaliação das existentes, propondo diretrizes de design. Adotamos o paradigma Design Science Research, que consiste nas seguintes seis etapas: (1) identificação do problema, (2) definição do objetivo da solução, (3) design e desenvolvimento, (4) demonstração, (5) avaliação e (6) comunicação. Seguindo essas etapas, o estudo identificou a complexidade na autoria de RV ferramentas devido à falta de ontologias, definiu a solução de propor design diretrizes, desenvolveu uma Revisão Sistemática da Literatura seguindo PRISMA, demonstrou uma prova de conceito das diretrizes para especialistas, avaliou as diretrizes experimentando um exemplo de ferramenta de autoria e comunicou os resultados como uma revisão e um artigo. Como resultados, quatorze artigos foram revisadas e quatorze diretrizes de projeto foram compiladas para requisitos e recursos, incluindo Programação Visual, Autoria Imersiva, Compartilhamento e Colaboração e Liberdade de Movimento, entre outros. Em seguida nós avaliaram a validade das diretrizes de design e os resultados indicaram que podem ser úteis para auxiliar na avaliação da intuitividade em ferramentas de autoria de VR e promovendo a criação de outras ferramentas intuitivas. Além disso, podem apoiar o crescimento do metaverso, já que a criação de conteúdo virtual é um dos seus pilares, bem como contribuir para a criação de conceitos padronizados para a área, criando, em outras palavras, ontologias.pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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