Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1799
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Roberto Luiz de Sousa | - |
dc.contributor.author | Santos, Raí Faustino Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T23:02:51Z | - |
dc.date.available | 2023-09-22T23:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raí Faustino Miranda. Comparativos de motores de física para jogos 3d open source para integração com GuaraScript. Orientador: Roberto Luiz de Sousa Monteiro. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1799 | - |
dc.description.abstract | This work aims to evaluate the possibility of developing a physics engine for 3D games (game physics engine) using integration with the GuaraScript programming language, developed by professor Roberto Monteiro. For this, a computational modeling of classical physics phenomena was carried out, as well as a survey of the state-of-the art of open-source game engines available on the market, accompanied by a comparison to define the best candidate for integration with the GuaraScript language. The Newton Dynamics physics engine was chosen as the best fit for integration, and a test program in UML format was diagrammed. It was concluded that, with the aforementioned tools, it is possible and feasible to program a reliable open-source 3D physics engine for use in various applications in industry and educational environments. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial." | pt_BR |
dc.subject | Motor de física | pt_BR |
dc.subject | Open-Source | pt_BR |
dc.subject | Simulação 3D | pt_BR |
dc.title | Comparativos de motores de física para jogos 3d open source para integração com GuaraScript | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparison of physics engines for open source 3D games for integration with GuaraScript | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.terms | Aberto | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.publisher.departament | Centro Universitário SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu | pt_BR |
dc.publisher.initials | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Santos, Alex Álisson Bandeira | - |
dc.contributor.referees | Sampaio, Renelson Ribeiro | - |
dc.contributor.referees | Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões | - |
dc.contributor.referees | Fontoura, José Roberto de Araújo | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de avaliar a possibilidade do desenvolvimento de um motor de física para jogos 3D (game physics engine) utilizando integração com a linguagem de programação GuaraScript, desenvolvida pelo professor Roberto Monteiro. Para isso, foi feita uma modelagem computacional de fenômenos da física clássica, assim como uma pesquisa do estado-da-arte dos game engines open-source disponíveis no mercado, acompanhado de um comparativo para definir qual o melhor candidato para integração com a linguagem GuaraScript. O motor de física Newton Dynamics foi escolhido como o mais apto para a integração, e foi diagramado um programa de teste em formato UML. Foi concluído que, com as ferramentas supracitadas, é possível e viável programar um motor de física 3D open-source confiável para utilização em diversas aplicações na indústria e em ambientes educacionais. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG MCTI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAÍ FAUSTINO MIRANDA SANTOS.pdf | TCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.