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dc.contributor.advisorMonteiro, Roberto Luiz de Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Raí Faustino Miranda-
dc.date.accessioned2023-09-22T23:02:51Z-
dc.date.available2023-09-22T23:02:51Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Raí Faustino Miranda. Comparativos de motores de física para jogos 3d open source para integração com GuaraScript. Orientador: Roberto Luiz de Sousa Monteiro. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1799-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the possibility of developing a physics engine for 3D games (game physics engine) using integration with the GuaraScript programming language, developed by professor Roberto Monteiro. For this, a computational modeling of classical physics phenomena was carried out, as well as a survey of the state-of-the art of open-source game engines available on the market, accompanied by a comparison to define the best candidate for integration with the GuaraScript language. The Newton Dynamics physics engine was chosen as the best fit for integration, and a test program in UML format was diagrammed. It was concluded that, with the aforementioned tools, it is possible and feasible to program a reliable open-source 3D physics engine for use in various applications in industry and educational environments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectMotor de físicapt_BR
dc.subjectOpen-Sourcept_BR
dc.subjectSimulação 3Dpt_BR
dc.titleComparativos de motores de física para jogos 3d open source para integração com GuaraScriptpt_BR
dc.title.alternativeComparison of physics engines for open source 3D games for integration with GuaraScriptpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Alex Álisson Bandeira-
dc.contributor.refereesSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.refereesGonçalves, Marcelo Albano Moret Simões-
dc.contributor.refereesFontoura, José Roberto de Araújo-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de avaliar a possibilidade do desenvolvimento de um motor de física para jogos 3D (game physics engine) utilizando integração com a linguagem de programação GuaraScript, desenvolvida pelo professor Roberto Monteiro. Para isso, foi feita uma modelagem computacional de fenômenos da física clássica, assim como uma pesquisa do estado-da-arte dos game engines open-source disponíveis no mercado, acompanhado de um comparativo para definir qual o melhor candidato para integração com a linguagem GuaraScript. O motor de física Newton Dynamics foi escolhido como o mais apto para a integração, e foi diagramado um programa de teste em formato UML. Foi concluído que, com as ferramentas supracitadas, é possível e viável programar um motor de física 3D open-source confiável para utilização em diversas aplicações na indústria e em ambientes educacionais.pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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