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Title: Learnbotics: uma nova abordagem no ensino da Robótica
Authors: Rodrigues, Bruno
Sousa, Bruno de
Garcia, Frederico
Nozela, Leandro S. O.
Rezende, Victor V.
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Marco
Keywords: Robótica;Ensino;Teoria;Prática
Issue Date: 2019
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: RODRIGUES, Bruno et al. Learnbotics: uma nova abordagem no ensino da robótica. Orientador: Marco Reis. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenhara Mecânica) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O assunto robótica sempre gerou muita polêmica e presença de tabus enormes sobre seus conceitos e possíveis usos. Esta monografia tratará da proposição de uma nova abordagem de ensino, voltada para a robótica, que irá aliar aprendizados prático e teórico ao mesmo tempo que aborda conceitos básicos da robótica aplicada. A abordagem apresentada será baseada em uma junção de metodologias de ensino focadas no aprendizado prático como exemplo o movimento maker, o PBL e o TBL, e a concepção de Vygotsky sobre o aprendizado. O conteúdo teórico foi escrito em linguagem acessível, e disposto em formato de tutoriais e apostilas disponíveis em domínio virtual. O kit físico será dividido em m´módulos complementares de montagem, tendo como principal diferencial a união da prática com a teoria de forma gradual. O kit de aprendizado promete ser um bom precursor de avanços no ensino da robótica.
Abstract: Robotics as a matter of discussion, has always raised several debates around whether it is safe, of around it’s difficulty. This thesis aims to propose a new approach on teaching robotics, which combines theory and hands-on learning, as well as Vygotsky’s view on learning, while addressing basic robotics concepts. This approach will be based on a junc tion of methodologies which focus on theoretical teaching in addition with methodologies which focus on practical learning. The theoretical content was written in a simplified language and was displayed in a tutorial format and made available in an online environ ment. The physical kit will be divided in complementary and gradual assembling steps that will result in a differential robot. This new approach focuses on simplifying specific robotics contents while combining theoretical and practical learning, which may serve as a reference for future enhancements into teaching robotics.
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URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1757
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