Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/172
Título: Aplicação de ferramenta e método de análise de falha na instalação dos equipamentos do sistema de bombeio centrífugo submerso (BCS).
Autor(es): Travassos Júnior, Xisto Lucas
Mançú, Jeanderson de Souza
Figueiredo, Paulo Soares
Dalmolin, Carla
Grubisic, Stevan
Palavras-chave: Indústria – Petróleo
Análise de falha - Ferramentas
Bombeio centrífugo submerso
Data do documento: 25-Abr-2016
Resumo: O Sistema de Bombeio Centrífugo Submerso (BCS) é um dos métodos de elevação artificial de petróleo mais utilizado tanto para produzir grandes volumes diários de fluidos (petróleo + água com alta salinidade) e outros componentes na emulsão, como gás e areia, quanto para bombear fluido de profundidades elevadas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo pesquisar as ferramentas e métodos de análise de falhas aplicáveis na indústria do petróleo, além de propor aplicação de uma das ferramentas no processo de instalação dos equipamentos do sistema BCS das empresas Beta e Delta, em poço produtor de petróleo da Bahia. Portanto, esta pesquisa foi realizada a partir de estudos em referências bibliográficas para contextualizar essa indústria, conceituar o sistema BCS e tipos de ferramentas e métodos de análise de falhas mais utilizadas nela. Para identificar e investigar a aplicação de ferramentas de análise da falha no sistema BCS, foram realizados estudos de caso em duas empresas. A partir dos resultados da análise e discussão foi observado que tais empresas não aplicam ferramentas de análise de falhas potenciais e nem Lista de Verificação durante a execução das tarefas. Sendo assim, foi indicada a aplicação da Ferramenta de Análise de Falha (FMEA) na fase de instalação dos equipamentos do sistema BCS. Desta forma, foi proposta uma estrutura de procedimento documentado, definido um diagrama com o passo-a-passo para a utilização de FMEA e elaborada uma Lista de Verificação (LV) a partir das recomendações definidas nos formulários de FMEA, para ser utilizada pela equipe de técnicos na fase de instalação dos equipamentos do sistema BCS durante a intervenção com sonda de produção terrestre (SPT) em poço produtor de petróleo e assim eliminar as possíveis falhas potenciais nesta fase.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/172
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jeanderson de Souza Mançú.pdf3.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.