Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1716
Title: Aplicação do FMEA nos equipamentos de criticidade a na embarcação Dorival Caymmi
Authors: Santana, Ingrid Ramos
Santana, Joane Amorim Rebouças de
Amaral, José Gabriel Ramos
Ferreira, Nayra Brum
Nascimento Junior, Robson Silva
Passos, Tamires Viegas
metadata.dc.contributor.advisor: Exler, Rodolfo Bello
Keywords: Gestão da manutenção;Criticidade A;Embarcação;Equipamentos críticos;FMEA
Issue Date: 2021
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: SANTANA, Ingrid Ramos et al. Aplicação do FMEA nos equipamentos de criticidade a na embarcação Dorival Caymmi. Orientador: Rodolfo Bello Exler. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O setor de Manutenção é responsável por manter a operação de uma empresa em atividade, por isso, o planejamento das manutenções realizadas é de extrema importância para garantir a disponibilidade dos equipamentos e um fluxo operacional constante. Para tanto, existem metodologias que auxiliam no planejamento dos serviços de manutenção, tal como o FMEA. Nesse sentido, com o objetivo de elaborar um plano de ações preditivas e preventivas esse estudo foi proposto. Para que fosse possível à empresa definir um plano de manutenção e uma programação dos serviços mais eficaz, visando aumentar o tempo disponível dos ativos e otimizar custos e recursos voltados a estes, foi realizada a estruturação da curva ABC que indicou 23 equipamentos mais críticos da embarcação, sendo os mesmos avaliados quanto aos modos e efeitos de falha de seus componentes para que, posteriormente, fossem definidas as ações necessárias para reduzi-los ou eliminá-los. O FMEA consolidado apresentou um claro descritivo dos serviços e da frequência que deverão ser realizados pela empresa para alcançar seus objetivos organizacionais.
Abstract: O setor de Manutenção é responsável por manter a operação de uma empresa em atividade, por isso, o planejamento das manutenções realizadas é de extrema importância para garantir a disponibilidade dos equipamentos e um fluxo operacional constante. Para tanto, existem metodologias que auxiliam no planejamento dos serviços de manutenção, tal como o FMEA. Nesse sentido, com o objetivo de elaborar um plano de ações preditivas e preventivas esse estudo foi proposto. Para que fosse possível à empresa definir um plano de manutenção e uma programação dos serviços mais eficaz, visando aumentar o tempo disponível dos ativos e otimizar custos e recursos voltados a estes, foi realizada a estruturação da curva ABC que indicou 23 equipamentos mais críticos da embarcação, sendo os mesmos avaliados quanto aos modos e efeitos de falha de seus componentes para que, posteriormente, fossem avaliadas como ações necessárias para reduzi-los ou eliminá-los. O FMEA consolidado apresentou um claro descritivo dos serviços e da frequência que deve ser realizado pela empresa para alcançar seus objetivos organizacionais.
Description: "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1716
Appears in Collections:Theoprax - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Theoprax_INGRID RAMOS SANTANA et al.pdfTCC / THEOPRAX / SENAI CIMATEC1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.