Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1657
Title: | Impactos da introdução dos veículos elétricos nas emissões de gases do efeito estufa: uma breve revisão |
Authors: | Mião, Guilherme Henrique |
metadata.dc.contributor.advisor: | Guarieiro, Lilian Lefol Nani |
Keywords: | Veículos elétricos;Emissões de CO2;Matriz energética;Efeito estufa |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | SENAI CIMATEC |
Citation: | MIÃO, Guilherme Henrique. Impactos da introdução dos veículos elétricos nas emissões de gases do efeito estufa: uma breve revisão. Orientador: Lilian Lefol Nani Guarieiro. [2019]. 14 f. Artigo (Especialização em Engenharia Automotiva) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, [2019]. |
metadata.dc.description.resumo: | A tecnologia dos veículos elétricos está cada vez mais ganhando a atenção do setor automotivo. A corrida para atingir as metas agressivas de redução de emissões de CO2 está fazendo com que alguns países estudem banir a venda de veículos com motores a combustão interna e, ao mesmo tempo, dar incentivo para carros elétricos (chamados de veículos de emissão zero), pois estes ainda possuem baixa participação de mercado. Neste contexto, este estudo teve como objetivo fazer uma breve revisão da literatura em relação à introdução deste novo tipo de veículo e seu real impacto no nível de emissão de gases do efeito estufa. Foi observado que, apesar de muitos considerarem que o veículo elétrico não emite poluentes, eles geram um aumento no consumo de energia e, para gerar eletricidade, há emissão de poluente e essa poluição gerada varia de acordo com a matéria-prima utilizada. Portanto, foi possível observar que, mesmo considerando as emissões indiretas, na maioria dos estudos, os automóveis elétricos ajudam na redução da emissão de CO2. Porém, o resultado precisa ser analisado regionalmente, pois cada país possui uma matriz energética diferente. Algumas ressalvas foram feitas em relação aos outros poluentes e aos resultados inesperados das políticas de incentivo. |
Abstract: | Electric vehicle technology is increasingly gaining industry attention automotive. The race to meet aggressive emissions reduction targets CO2 is causing some countries to consider banning the sale of vehicles with internal combustion engines and, at the same time, encourage electric cars (called zero emission vehicles), as these still have low market share. In this context, this study aimed to make a brief review of the literature regarding the introduction of this new type of vehicle and its real impact on the level of greenhouse gas emissions. It was noticed that, although many consider that the electric vehicle does not emit pollutants, they generate an increase in energy consumption and, to generate electricity, there is emission pollutant and this pollution generated varies according to the raw material used. Therefore, it was possible to observe that, even considering indirect emissions, in most studies, electric cars help to reduce the emission of CO2. However, the result needs to be analyzed regionally, as each country has a different energy matrix. Some remarks were made regarding the other pollutants and the unexpected results of incentive policies. |
Description: | "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial." |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1657 |
Appears in Collections: | Artigos (Pós-Graduação) - Especialização em Engenharia Automotiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_GUILHERME HENRIQUE MIÃO.pdf | ARTIGO / MBA / SENAI CIMATEC | 581.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.