Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1655
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Travassos, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | Leiva, Clayton Rovigatti | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T23:21:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T23:21:59Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LEIVA, Clayton Rovigatti. Identificação veicular: técnicas de recuperação de códigos suprimidos, processos de gravação do número de identificação veicular e métodos de adulteração. Orientador: Ricardo Lima Travassos. [2019]. 29 f. Artigo (Especialização em Engenharia Automotiva) Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, [2019]. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1655 | - |
dc.description | "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial." | pt_BR |
dc.description.abstract | This work intend to do a comparison between the techniques used by criminal expertise to recover deleted or adulterated chassis codes, focusing on the effectiveness of the methods, cost, application and preservation of the analyzed surface. Preliminarily, it was approached the modern structure of the Vehicle Identification Number, according to the Resolution CONTRAN no 24/1998 and the Standard ABNT NBR 6066, as well as the main processes used by the automobile industry for its recording in metallic substrates, emphasizing the characteristics of the marks and the microstructural changes that remain after their suppression. It also dealt with some of the artifices used by the crime to adulterate this marks, the physical principles that allow its recovery and, finally, the main methods and techniques used by the criminal investigation, developed by the academy and by companies for the recovery of the suppressed codes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.subject | NIV | pt_BR |
dc.subject | Identificação veicular | pt_BR |
dc.subject | Gravação | pt_BR |
dc.subject | metalográfico | pt_BR |
dc.title | Identificação veicular: técnicas de recuperação de códigos suprimidos, processos de gravação do número de identificação veicular e métodos de adulteração | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos aceitos para publicação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador, BA | pt_BR |
dc.embargo.terms | Aberto | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz um comparativo entre as técnicas utilizadas pela perícia criminal para recuperação de códigos de chassi suprimidos ou adulterados, com enfoque na efetividade dos métodos, custo, facilidade de aplicação e preservação da superfície analisada. Preliminarmente, procurou-se abordar a estrutura moderna do Número de Identificação Veicular, de acordo com a Resolução CONTRAN no 24/1998 e com a Norma ABNT NBR 6066, bem como os principais processos utilizados pela indústria automobilística para sua gravação em substratos metálicos, enfatizando as características das marcações e as alterações microestruturais que remanescem após sua supressão. Tratou-se ainda de alguns dos artifícios utilizados pelo crime para adulteração dessas marcas, dos princípios físicos que permitem sua recuperação e, por fim, dos principais métodos e técnicas utilizados pela perícia criminal, desenvolvidos pela academia e por empresas para a recuperação dos códigos suprimidos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos (Pós-Graduação) - Especialização em Engenharia Automotiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CLAYTON ROVIGATTI LEIVA.pdf | ARTIGO / ESPECIALIZAÇÃO / SENAI CIMATEC | 2.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.