Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1633
Title: Aplicação de ferramenta de análise de falha em compressor de grande porte em uma refinaria de petróleo
Authors: Oliveira Júnior, Nilton de Jesus de
metadata.dc.contributor.advisor: Sanches, Emerson Carlos Assunção
Keywords: Análise de falha;Árvore de falha;Confiabilidade;Turbo máquinas;Engenharia de Manutenção
Issue Date: 2022
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: OLIVEIRA JÚNIOR, Nilton de Jesus de. Aplicação de ferramenta de análise de falha em compressor de grande porte em uma refinaria de petróleo. Orientador: Emerson Carlos Assunção Sanches. 2022. 15 f. Artigo (MBA executivo em Gestão da Manutenção) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo a elaboração de uma análise de falha através da aplicação da Análise por Árvore de Falha - FTA - Fault Tree Analysis em função da falha ocorrida em um conjunto formado por um compressor centrífugo e uma turbina a vapor. Foi realizada a análise do contexto e da condição dos equipamentos, identificando a situação original, elaboração de uma árvore de falha, identificação da causa raiz do evento e elaboração de plano de ação para atuar de maneira preventiva e evitar a ocorrência de novas falhas semelhantes. Em função do estudo da causa raiz e da implementação dos planos de ação, foi possível obter ganhos na confiabilidade do equipamento.
Abstract: This paper consists a case study having as goal to make a fault-analysis applying FTA - Fault Tree Analysis about a fault occurs in a turbomachinery set formed by a centrifugal compressor and a steam turbine. Was made a context analysis based on equipment condition, identifying the situation to elaborate fault tree find the root causes and making an action plan to execute preventive actions and avoid new similar faults. Because of the study of root-causes and implementation of action plan on this article, was achieve reliability earns on the set.
Description: "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1633
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - Especialização / MBA em Gestão da Manutenção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Nilton Oliveira - Versão Final.pdfARTIGO / ESPECIALIZAÇÃO / SENAI CIMATEC494.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.