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dc.contributor.advisorCâmara, Júlio César Chaves-
dc.contributor.authorBonifati, Maurício Lerina-
dc.date.accessioned2022-11-01T00:02:02Z-
dc.date.available2022-11-01T00:02:02Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationBONIFATI, Maurício Lerina ; CÂMARA, Júlio César Chaves (Orientador). Estudo do controle da partida a frio em motores de combustão interna ciclo otto flexíveis. Salvador, BA, 2008. 48 p. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial) Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1440-
dc.description.abstractThe use of ethanol as an alternative fuel in the automobile industry, with the aim of reducing emissions and economy, is already quite widespread. However, there is the disadvantage of the engine cold-start using fuels with high rates of concentration of ethanol. This inconvenience has its root in the fact that the ethanol needs a high latent heat to vaporize. This work intends to undertake a detailed study of control systems of cold-start in a flexible engines. It will be conducted a survey of existing systems wich implements this control, observing the characteristics of the systems proposed by some automakers. Moreover will be observed the influence of injection of gasoline in control of the mixture. These data will be obtained through tests to be conducted in the automotive laboratory of the SENAI CIMATECpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectPartida a friopt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectmotores flexíveispt_BR
dc.subjectinjeção eletrônicapt_BR
dc.titleEstudo do controle da partida a frio em motores de combustão interna ciclo otto flexíveispt_BR
dc.title.alternativeStudy of cold start control in internal combustion engines flexible otto cyclept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programCurso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.description.resumoO uso do etanol como combustível alternativo na indústria automobilística, com a finalidade de redução de emissões e economia financeira, já é bastante difundido. Entretanto, ainda existe o inconveniente da partida do motor a frio utilizando combustíveis com altas taxas de concentração de etanol. Esse inconveniente tem sua raiz no fato de que o etanol precisa de um alto calor latente para vaporizar. Este trabalho tem o intuito de realizar um estudo detalhado dos sistemas de controle de partida a frio em motores flexíveis. Foi realizado um levantamento dos sistemas existentes destinados a fazer tal controle, observando as características dos sistemas propostos por algumas montadoras. Além disso, foi observada a influência da injeção de gasolina no controle da mistura. Estes dados foram obtidos através de testes a serem realizados no laboratório de automotiva do SENAI CIMATEC.pt_BR
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