Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1375
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Carlos César Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Simões, Elaine dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-08T11:42:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-08T11:42:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SIMÕES, Elaine dos Santos; SANTOS, Carlos César Ribeiro (Orientador). O impacto do DERRUMAGE na competitividade dos portos públicos do Brasil. Salvador, BA, 2019. 40 p. Artigo (MBA Executivo em Gestão Portuária) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1375 | - |
dc.description.abstract | This article presents an approach to how derrumage can influence the competitiveness of Brazilian Public Ports. The main objective is to point out the main factors that reflect in the formation of derrumage in Brazilian ports. For that, the method of bibliographic survey and documental research was used as a basis. In this context, through the Management Information System of ANTAQ - National Agency for Waterway Transport, static data on productivity indicators of the main Brazilian Public Ports regarding cargo handling were collected. In this article, the average operational board and the waiting time of the ports were analyzed. In this scenario, it was possible to verify that the derrumage reflects on the competitiveness of ports, insofar as it burdens port activities and represents a conditioning choice for cargo handling among public ports in Brazil. Among the main factors that have an impact on the formation of derrumage are the productivity of the terminals as well as the waiting time of ships. It should be noted, however, that there are other variables that impact these factors, such as the terminal infrastructure, access to the port, the productivity of port equipment, weather conditions, such as rain, in addition to the consignment of ships. in addition, it was approached how the Port of Aratu-Candeias, through the management act, managed to reduce the waiting time at the Port's Liquid Bulk Terminal - TGL. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.subject | Derrumage | pt_BR |
dc.subject | Tempo de espera | pt_BR |
dc.subject | Produtividade | pt_BR |
dc.subject | Competitividade | pt_BR |
dc.subject | Portos Públicos | pt_BR |
dc.title | O impacto do DERRUMAGE na competitividade dos portos públicos do Brasil | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos aceitos para publicação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador - BA | pt_BR |
dc.embargo.terms | Aberto | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a abordagem de como o derrumage pode influenciar na competitividade dos Portos Públicos Brasileiros. O Objetivo principal é apontar quais os principais fatores que refletem na formação do derrumage nos portos do Brasil. Para tanto, utilizou-se como base, o método do levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Nesse contexto, foram levantados, através do Sistema de Informação Gerencial da ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, os dados estáticos dos indicadores de produtividades dos principais Portos Públicos Brasileiro no que tange à movimentação de carga. Neste artigo, foram analisados a prancha média operacional e o tempo de espera dos portos. Nesse cenário, foi possível verificar que o derrumage reflete na competitividade dos portos, na medida que onera às atividades portuárias e representa uma condicionante escolha da movimentação de carga dentre os portos públicos do Brasil. Dentre os principais fatores que possuem reflexos na formação do derrumage estão a produtividade dos terminais bem como o tempo de espera dos navios. Frisa-se, no entanto, que existem outras variáveis que impactam nesses fatores, tais como a infraestrutura do terminal, o acesso ao porto, a produtividade dos equipamentos portuários, as condições climáticas, como chuva, além da consignação dos navios. além disso, foi abordado, como o Porto de Aratu-Candeias, através do ato de gestão conseguiu reduzir o tempo de espera do Terminal de Granéis Líquidos - TGL do porto. | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Gestão Portuária |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ELAINE DOS SANTOS SIMÕES.pdf | TCCP / MBA / SENAI CIMATEC | 6.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.