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dc.contributor.advisorFerreira, Antônio José Mendonça-
dc.contributor.authorBarros, Mário José Machado de-
dc.date.accessioned2022-10-03T21:03:54Z-
dc.date.available2022-10-03T21:03:54Z-
dc.date.issued2015-07-21-
dc.identifier.citationBARROS, Mário José Machado de. Análise da utilização de sistemas de ventilação e climatização, segundo normas e padronizações, para embarcações. Orientador: Antônio José Mendonça Ferreira. 2015. 82 f. Monografia (Especialização em Refrigeração e Ar Condicionado) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2015..pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1317-
dc.description.abstractAfter a period of stagnation in the Brazilian naval industry that lasted approximately 20 years, the sector has been showing a resumption in investments due to to the growth of the petroleum activity, mainly, after the discovery of the layer of the pre-salt and Transpetro's Fleet Modernization and Expansion Program, making the Brazilian market already holds the fifth largest order book in the world (Dores et al, 2012). These vessels used to serve the pre-salt exploration, known as maritime support vessels, have different characteristics and technical requirements. Therefore, an analysis of national technical standards and regulations is necessary to ensure that the ventilation and air conditioning systems of these vessels meet the applicable technical and safety requirements, and that they do not are technologically outdated. In this way, the present work aims to present the ventilation and air conditioning systems generally used on vessels and their components, and the requirements of regulatory standards NR-30 and the maritime authority NORMAM 01 and 02, in addition to ABNT's technical standards for these systems, also evaluating the divergences that possibly exist of these norms with the classification rules of the classification societies, and the important role of these entities for vessels current.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectSistema de ventilação - Ar-condicionadopt_BR
dc.subjectEmbarcaçãopt_BR
dc.subjectAutoridade marítimapt_BR
dc.titleAnálise da utilização de sistemas de ventilação e climatização, segundo normas e padronizações, para embarcações.pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the use of ventilation and air conditioning systems, according to norms and standards, for vesselspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesBenevides, Carlos Tadeu Coelho-
dc.contributor.refereesSilva, Paulo Roberto Rego-
dc.description.resumoApós um período de estagnação na indústria naval brasileira que durou aproximadamente 20 anos, o setor vem apresentando uma retomada nos investimentos devido ao crescimento da atividade petrolífera, principalmente, após o descobrimento da camada do pré-sal e o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, fazendo com que o mercado brasileiro já detenha a quinta maior carteira de encomenda do mundo (Dores et al, 2012). Estas embarcações utilizadas para atender a exploração do pré-sal, conhecidas como embarcações de apoio marítimo, possuem características e exigências técnicas diferenciadas. Sendo assim, se faz necessário uma análise das normas e regulamentos técnicos nacionais para que seja garantido que os sistemas de ventilação e condicionamento de ar destas embarcações atendam aos requisitos técnicos e de segurança aplicáveis, e que estas não estejam defasadas tecnologicamente. Desta forma, o presente trabalho visa apresentar os sistemas de ventilação e condicionamento de ar geralmente utilizados nas embarcações e seus componentes, e as exigências das normas regulamentadoras NR-30 e da autoridade marítima NORMAM 01 e 02, além das normas técnicas da ABNT para estes sistemas, avaliando ainda as divergências que possivelmente existam destas normas com as regras de classificação das sociedades classificadoras, e o papel de importância destas entidades para as embarcações atuais.pt_BR
Appears in Collections:Monografias (Pós-Graduação) - Especialização em Refrigeração e Ar Condicionado

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