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dc.contributor.advisorOliveira, Juliana Teixeira Pains-
dc.contributor.authorBritto Neto, João da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-23T23:44:24Z-
dc.date.available2022-09-23T23:44:24Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationBRITTO NETO, João da Costa. Sistema automático de parafusamento de peças automotivas. Orientadora: Juliana Teixiera Pains Oliveira. 2014. 75 f. Monografia (Especialização em Automação, Controle e Robótica) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1299-
dc.description.abstractOperations of applying torque in screws is one of the core assembly activities in the automotive industry. The development of systems that allow the automation of tightening process is desirable to reduce labor costs, increase security, improve ergonomic problems and ensure the quality of the operation. This paper presents the development of an automatic tightener of screws of the brake set on the rear axle of an urban vehicle. The screws are located in such a way that access is difficult because of the presence of moving parts. The system purpose is to locate the access to the screws, align the parts, put the tool in the access, manipulate the tool, fit it on the screws, which are pre-threaded, and apply the torque prescribed in a predetermined order. To such development, a product development methodology proposed by Back (2008) was used. Tools such as QFD matrix for identifying customer and design requirements and morphological matrix were used to determine the solutions to be used. A proposed solution for automating the tightening process will be presented. The final work is a descriptive memorandum of the project containing the 3D CAD model with layout and schematic drawing of the proposed solution, the list of equipment used with their suppliers and estimated price, the operating principle of the system and the logic used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia Senai Cimatecpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectTorqueamentopt_BR
dc.subjectParafusamentopt_BR
dc.subjectPutomotivapt_BR
dc.titleSistema automático de parafusamento de peças automotivaspt_BR
dc.title.alternativeAutomatic auto parts screwing systempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia Senai Cimatecpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesRodrigo Luz, Santos-
dc.contributor.refereesRibeiro Júnior, Armando Sá-
dc.description.resumoOperações de aplicação de torque em parafusos são umas das principais atividades de montagem na indústria automotiva. O desenvolvimento de sistemas que possibilitem a automação de processo de torqueamento é desejável no sentido de reduzir custos com mão de obra, aumentar a segurança, melhorar os problemas de ergonomia e garantir a qualidade da operação. O presente trabalho visa à elaboração de um sistema automático de torqueamento de parafusos do conjunto de freio do eixo traseiro de um veículo urbano. Os parafusos se localizam no conjunto de tal forma que seu acesso é dificultado em função da existência de partes móveis. O sistema consiste em localizar o acesso aos parafusos, alinhar as partes, inserir a ferramenta no acesso, manipular a ferramenta, encaixá-la nos parafusos, que já se encontram pré-rosqueados, e aplicar o torque prescrito em uma ordem pré-determinada. Para tal desenvolvimento foi utilizada a metodologia de desenvolvimento de produ tos proposto por Back (2008). Foram utilizadas ferramentas como a matriz QFD (Quality Function Deployment) para identificação dos requisitos do cliente e do projeto e matriz morfológica para determinar as soluções a serem usadas. Uma proposta de solução para a automatização do processo de torqueamento será apresentada. O trabalho final consiste no memorial descritivo do projeto contendo o modelo CAD 3D com layout e desenho esquemático da solução proposta, a lista de equipamentos utilizados com respectivos fornecedores e com estimativas de preços, o princípio de funcionamento do sistema e a lógica utilizada.pt_BR
Appears in Collections:Monografia – (Pós-Graduação) - Especialização em Automoção, Controle e Robótica

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