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dc.contributor.advisorOliveira, Juliana Teixeira Pains-
dc.contributor.authorSaback, Rafael Meireles-
dc.date.accessioned2022-09-17T14:39:53Z-
dc.date.available2022-09-17T14:39:53Z-
dc.date.issued2014-06-10-
dc.identifier.citationSABACK, Rafael Meireles. Aplicação de controlador adaptativo baseado na teoria de Lyapunov e controlador PI em veículo submarino sujeito à perturbação de correntes marítimas variáveis. Orientadora: Juliana Teixeira Pains Oliveira. 2014. 104 f. Monografia (Especialização em Automação, Controle e Robótica) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1267-
dc.description.abstractUnmanned underwater vehicles operate in an environment characterized by its complex dynamics and numerous disturbances. The operation in a heterogeneous environment like this requires effective control systems that allow the vehicle to follow the desired reference vector even if it’s subject to the influence of external disturbances. In this context, this paper presents the comparison between an adaptive control law based on Lyapunov’s stability theory and a PI controller, both applied to the motion control of an unmanned underwater vehicle subject to disturbances. This work has considered disturbances caused by ocean currents while the vehicle is following a determined velocity reference vector. The objective is to compare the performance of both controllers in identical scenarios, considering different reference vectors and the interference of ocean currents. The presented results are simulation-based and its modeling has considered technical publications since there wasn’t a physical prototype available for sea experiments. Nevertheless, this study provides a great foundation in unmanned underwater vehicles’ control subject to ocean currents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectVeículo submarinopt_BR
dc.subjectTeoria Lyapunovpt_BR
dc.subjectControlador PIpt_BR
dc.subjectControlador adaptativopt_BR
dc.subjectCorrentes marítimas – Pertubaçõespt_BR
dc.titleAplicação de controlador adaptativo baseado na teoria de Iyapunov e controlador PI em veículo submarino sujeito à perturbação de correntes marítimas variáveispt_BR
dc.title.alternativeApplication of an adaptive controller based on Iyapunov's theory and a PI controller in an underwater vehicle subject to the disturbance of variable sea currentspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesBomfim, Marcelo Henrique Souza-
dc.contributor.refereesSantos, Tito Luis Maia-
dc.description.resumoVeículos submarinos não tripulados operam em um ambiente caracterizado por sua dinâmica complexa e inúmeras perturbações existentes. A operação em um ambiente heterogêneo como este requer sistemas de controle eficazes que permitam ao veículo seguir a referência desejada, ainda que esteja sujeito à influência de perturbações externas. Neste contexto, este trabalho apresenta a comparação entre uma lei de controle adaptativa baseada na teoria de estabilidade de Lyapunov e um controlador PI, ambos aplicados ao controle de movimento de um veículo submarino não tripulado sujeito à perturbação. Este trabalho considerou a perturbação causada pelas correntes marítimas enquanto o veículo está seguindo um determinado vetor de referência de velocidade. O objetivo é comparar o desempenho de ambos os controladores em cenários idênticos, considerando-se diferentes vetores de referência e a interferência das correntes oceânicas. Os resultados aqui apresentados são apenas simulações e a modelagem do veículo considerou publicações técnicas existentes, já que não se dispunha de um protótipo físico para experimentos em alto mar. Ainda assim, este estudo fornece uma base satisfatória sobre o controle de veículos submarinos não tripulados sujeitos à perturbação de correntes marítima.pt_BR
Appears in Collections:Monografia – (Pós-Graduação) - Especialização em Automoção, Controle e Robótica

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