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Title: Projeto de automação de estações elevatórias de água, em série, enfatizando o controle localizado.
Other Titles: Automation design of water pumping stations, in series, emphasizing localized control.
Authors: Castro, João Manoel de Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Milton Bastos de
metadata.dc.contributor.referees: Belati, Edmarcio Antonio
Vittori, Karla
Arnaldo, Marise Carvalho Mota
Keywords: Booster;In Line;Pressão;Vazão;Controle;Automação;Parametrização;Recalque;Adução;Modelo;Simulação
Issue Date: 15-Jan-2007
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: CASTRO, João Manoel de Santana; SOUZA, Milton Bastos de (Orientador). Projeto de automação de estações elevatórias de água, em série, enfatizando o controle localizado. Salvador, BA, 2007. 82 p. TCCP (Especialização em Automação, Controle e Robótica) - Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, Salvador, BA, 2007.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho mostra que a solução de “booster” tipo “in line” em série, pode ser adotada no transporte de água bruta ou tratada, se fizermos uso de tecnologia adequada tais como: inversor de freqüência, microPLC, transdutor de pressão, pressostato e válvulas autooperadas hidraulicamente. O trabalho mostra a parametrização desses instrumentos para obtenção do objetivo desejado sendo dado maior atenção à parametrização do controlador comandando um variador de velocidade de motores tipo inversor de freqüência. De forma sucinta mostra o porque da utilização de válvulas autooperadas ao longo das adutoras e em suas derivações, assim como o papel dos reservatórios de compensação instalados ao longo das mesmas.
Abstract: The present work shows that the in serie booster solution, type "in line", can be adopted in the rude or treated water transport, if adequate technology is used such as: frequency inverter, microPLC, pressure transducer, pressostato and controlled valves. This work also shows the parametrization of these instruments to obtain the desired objective, giving a bigger attention to the parametrization of the controller commanding the speed variation of engines. In summary, it shows the reason for the use of controlled valves throughout the tubings and in its derivations, as well as the role of the installed reservoirs of compensation throughout the same ones. Words key: Booster "in line", pressure, outflow, control, automation, regulation, pumping, transport, model, simulation.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1218
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