Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1200
Title: Comparativos de motores de física para jogos 3d open Source para integração com Guarascript
Other Titles: Physics engine comparisons for open source 3d games for integration with Guarascript
Authors: Santos, Raí Faustino Miranda
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Roberto Luiz de Souza
metadata.dc.contributor.referees: Sampaio, Renelson Ribeiro
Gonçalves, Marcelo Albano Moret Simões
Fontoura, José Roberto de Araújo
Keywords: Motor de física;Open-Source;Simulação 3D
Issue Date: 30-Aug-2021
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: SANTOS, Raí Faustino Miranda; MONTEIRO, Roberto Luiz de Souza. Comparativos de motores de física para jogos 3d open Source para integração com Guarascript. Salvador, BA, 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o objetivo de avaliar a possibilidade do desenvolvimento de um motor de física para jogos 3D (game physics engine) utilizando integração com a linguagem de programação GuaraScript, desenvolvida pelo professor Roberto Monteiro. Para isso, foi feita uma modelagem computacional de fenômenos da física clássica, assim como uma pesquisa do estado-da-arte dos game engines open-source disponíveis no mercado, acompanhado de um comparativo para definir qual o melhor candidato para integração com a linguagem GuaraScript. O motor de física Newton Dynamics foi escolhido como o mais apto para a integração, e foi diagramado um programa de teste em formato UML. Foi concluído que, com as ferramentas supracitadas, é possível e viável programar um motor de física 3D open-source confiável para utilização em diversas aplicações na indústria e em ambientes educacionais
Abstract: This work aims to evaluate the possibility of developing a physics engine for 3D games (game physics engine) using integration with the GuaraScript programming language, developed by professor Roberto Monteiro. For this, a computational modeling of classical physics phenomena was carried out, as well as a survey of the state-of-the art of open-source game engines available on the market, accompanied by a comparison to define the best candidate for integration with the GuaraScript language. The Newton Dynamics physics engine was chosen as the best fit for integration, and a test program in UML format was diagrammed. It was concluded that, with the aforementioned tools, it is possible and feasible to program a reliable open-source 3D physics engine for use in various applications in industry and educational environments
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1200
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raí Faustino Miranda Santos_2021.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.