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dc.contributor.advisorGonçalves, Marcelo Albano Moret Simões-
dc.contributor.authorCosta, Roberto Coelho da-
dc.date.accessioned2022-04-12T23:44:52Z-
dc.date.available2022-04-12T23:44:52Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Roberto Coelho da. Modelagem de baterias de chumbo-ácido utilizando séries temporais DFA, DCCA e pDDCA no contexto automotivo. Orientador: Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1195-
dc.description.abstractEssa dissertação apresenta uma modelagem de baterias de chumbo-ácido utilizando séries temporais DFA (análise de flutuações destendenciadas, do inglês Detrented Fluctuation Analysis), DCCA (análise de correlações cruzadas destendenciadas, do inglês Detrented Cross Correlation Analysis) e o coeficiente do DCCA, chamado de 𝜌DCCA, dentro de um uso automotivo, com o objetivo de detectar baterias com um estado de saúde deteriorado, antes da total incapacidade da bateria em dar partida no veículo. Com o aumento do uso de módulos eletrônicos e sensores dentro dos veículos, novas demandas foram adicionadas nesse uso da bateria, ao mesmo tempo que novas informações obtidas com mais sensores dentro dos carros tornam-se disponíveis como matéria prima de informação, permitindo estudar e evoluir o conhecimento ao redor do ciclo de vida da bateria, mais especificamente no momento de um maior desgaste da saúde da bateria. As falhas de baterias geram insatisfação dos clientes com a marca, muitas vezes gerando gastos extras por uma falta de diagnose correta no uso da bateria. Esse trabalho foca em aprimorar a investigação preditiva e possível proposta de um indicativo ao cliente de como está a saúde química da bateria de chumbo-ácido. Entender o comportamento da bateria do carro, em um ambiente com comunicação via nuvem com a empresa, pode permitir uma maior interação na manutenção preditiva dos consumidores, redução de tempo parado de veículo e maior satisfação do consumidor. A base do estudo apresenta a análise de séries temporais da tensão de bateria durante o momento de partida do veículo ao longo do tempo de uso, utilizando as técnicas de DFA, DCCA e 𝜌𝐷𝐶𝐶𝐴, apresentando as análises, discussões e resultados. Dentre os principais resultados, esse trabalho apresenta proposta o uso do 𝜌𝐷𝐶𝐶𝐴 como o parâmetro principal de detecção do fim de vida de bateria, ao comparar veículos com a mesma motorização, confirmando uma robustez do modelo ao comparar também baterias do mercado de reposição, trazendo uma nova aplicação para a engenharia automotiva de técnicas de sistemas complexos aplicados ao controle do estado de saúde da bateria.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT:This thesis presents a lead-acid battery modelling, using temporal series studies of detrented fluctuation analysis (DFA), detrented cross correlation analysis (DCCA) and DCCA coefficient (𝜌DCCA), in an automotive context, with main objective to detect battery state of health degra dation, before a full incapacity to crank a vehicle. The number of electronic modules (ECUS) increased inside vehicles, new power demands were included inside battery offenders, while in parallel several other sensors were included in the car allowing more data availability to support new studies inside battery behavior. This is a baseline to allow investigate battery live cycle with a different approach. The dead battery issue causes a lot of customer dissatisfaction with brand, several times generating extra money spend due to lack of proper diagnosis of battery usage. This study is focused in improve the predictive diagnostics and a potential new warning to be available to drivers, showing how good is the battery state-of-health. Understanding the battery behavior inside an ambient of cloud communication, allowing a higher interaction between brand and cus tomer for predictive diagnostic, reducing vehicle downtime and increasing customer satisfaction. The study is based on temporal series verification using the detrended fluctuation analysis (DFA), Detrended Cross Correlation Analysis (DCCA) and DCCA coefficient (𝜌𝐷𝐶𝐶𝐴), presenting analysis, discussions and results. Inside key results, this study presents the 𝜌𝐷𝐶𝐶𝐴 being used as a key parameter to be modelling the battery end of life detection, showing a positive cross correlation when it’s compared vehicles with same engine type and size. The model also withstands a comparison including aftermarket battery.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectBateria Chumbo-Ácidopt_BR
dc.subjectEstado de saúde - Bateriapt_BR
dc.subjectAutomotivopt_BR
dc.subjectDetrented Fluctuation Analysis – DFApt_BR
dc.subjectDetrented Cross Correlation Analysis - DCCApt_BR
dc.titleModelagem de baterias de chumbo-ácido utilizando séries temporais DFA, DCCA e 𝜌DCCA no contexto automotivopt_BR
dc.title.alternativeModeling of lead-acid batteries using time series DFA, DCCA and 𝜌DCCA in the automotive contextpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
dc.contributor.advisor-coMurari, Thiago Barros-
dc.contributor.refereesSantos, Alex Álisson Bandeira dos-
dc.contributor.refereesCernicchiaro, Geraldo Roberto Carvalho-
dc.contributor.refereesCalôba, Luiz Pereira-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

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