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Title: O papel da liderança na promoção da cultura de inovação em empresas industriais da região metropolitana de Salvador
Other Titles: The role of leadership in promoting a culture of innovation in industrial companies in the metropolitan region of Salvador
Authors: Figueiredo, Marcelo Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira-Guizzo, Camila de Sousa Pereira
metadata.dc.contributor.referees: Nascimento Filho, Aloísio Santos
Aguillera, Fernanda
Keywords: Liderança - Gestão;Cultura - Inovação;Inovação;Indústria
Issue Date: 23-Feb-2021
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: FIGUEIREDO, Marcelo Vieira; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa (orientadora). O papel da liderança na promoção da cultura de inovação em empresas industriais da região metropolitana de Salvador. Salvador, BA, 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.
Abstract: As organizações dependem, cada vez mais, da sua capacidade de inovar para sobreviver no atual cenário global de rápidas mudanças e intensa competição. Culturas de sucesso, construídas ao longo de épocas passadas, podem não conseguir sustentar um desempenho inovador. Nessa perspectiva, a promoção de uma cultura orientada para a inovação tem sido uma das metas de grande parte das organizações. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da liderança na promoção da cultura de inovação em indústrias da Região Metropolitana de Salvador, Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas online, com 16 líderes de empresas industriais dessa região que promovem a cultura de inovação. Os dados coletados foram examinados à luz da Teoria Fundamentada em Dados. Os resultados revelam uma percepção de líder coerente com as características da liderança transformacional, focado em desenvolver e motivar os liderados, com a capacidade de gerenciamento, voltada para o planejamento, coordenação dos recursos e acompanhamento das metas. Além disso, foram identificados os seguintes aspectos: habilidades necessárias ao líder para promoção da cultura de inovação; mecanismos utilizados para estimular 2 novos valores no âmbito da equipe sob sua liderança; estratégias que favorecem o trabalho em equipe, o intercâmbio de expectativas entre líder e liderados e o processo de feedback; e também dificuldades e facilidades encontradas pelos líderes. O estudo sugere que os líderes entrevistados reconhecem a sua responsabilidade e a necessidade de investir tempo em um processo de mudança de cultura de longo prazo. Esta pesquisa almeja contribuir para a promoção da cultura de inovação em indústrias e para a atuação dos líderes como catalizadores da inovação.
ABSTRACT: Organizations increasingly depend on their ability to to innovate to survive in the current global scenario of rapid changes and intense competition. successful cultures, built over past epochs, may not able to sustain innovative performance. In this perspective, the promotion of a culture oriented towards Innovation has been one of the goals of most of the organizations. Given this scenario, this research aims to objective to analyze the role of leadership in promoting culture innovation in industries in the Metropolitan Region of Salvador, Bahia. To this end, a survey was carried out qualitative approach, through online interviews, with 16 leaders of industrial companies in this region that promote the culture of innovation. The collected data were examined in the light of the Grounded Theory. The results reveal a leader perception consistent with leadership characteristics transformational, focused on developing and motivating led, with the ability to manage, focused on the planning, resource coordination and monitoring of goals. In addition, the following were identified aspects: skills necessary for the leader to promote innovation culture; mechanisms used to stimulate two new values ​​within the team under his leadership; strategies that favor teamwork, exchange of expectations between leader and led and the process of feedback; and also difficulties and facilities found by the leaders. The study suggests that the leaders interviewed recognize their responsibility and the need to invest time in a long-term process of culture change. This research aims to contribute to the promotion of the culture of innovation in industries and for the performance of leaders as innovation catalysts.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1193
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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