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Title: Implantação e implementação de programas de compliance na cultura de empresas: análise com especialistas e propostas para estruturação
Other Titles: Implementation and implementation of compliance programs in the culture of companies: analysis with specialists and proposals for structuring
Authors: Danon Junior, Isaac
metadata.dc.contributor.advisor: Guizzo, Camila de Sousa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co: Nogueira, Tarso Barretto Rodrigues
metadata.dc.contributor.referees: Santos, Alex Álisson Bandeira dos
Souza, Maria Julia Alves de
Mascarenhas, Luis Alberto Breda
Keywords: Compliance;Governança;Riscos de compliance;Cultura organizacional
Issue Date: 9-Jun-2021
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: DANON JUNIOR, Issac; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa (orientadora); NOGUEIRA, Tarso Barreto Rodrigues (coorientador). Implantação e implementação de programas de compliance na cultura de empresas: análise com especialistas e propostas para estruturação. Salvador, BA, 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021
Abstract: O compliance visa garantir conformidade perante regras, padrões, regulamentações e leis. As organizações devem incorporar o compliance em todas as suas ações, compartilhando os seus valores e crenças e promovendo, de fato, impactos positivos pretendidos na gestão dos negócios. No fomento à inovação, o compliance é relevante como forma de influenciar decisões, alocar recursos e exercer o controle organizacional, convergindo com o propósito e a missão da empresa. Muitas oportunidades para a gestão dos negócios podem ser negligenciadas quando é ignorada a influência positiva que o compliance pode ter nos processos de inovação. A aplicação do compliance é recente na prática das organizações e a literatura publicada sobre o tema é escassa, o que reforça a relevância da presente pesquisa. Este estudo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação de programas de compliance para proposição de ações estruturantes, que considere a cultura das empresas. Participaram do estudo seis profissionais com faixa etária entre 33 e 55 anos, com cinco a 20 anos de experiência na área de compliance e que atuam em diferentes regiões do país. Os participantes foram recrutados por meio de associações ou comissões específicas de compliance e redes sociais que reúnem tais profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizada, individualmente e por meio de videoconferência, uma entrevista semiestruturada com base em um roteiro de questões. As respostas obtidas com as entrevistas foram analisadas qualitativamente. Os principais resultados mostram que ainda há necessidade de superar muitos desafios para que o compliance seja incorporado efetivamente à cultura das empresas e consiga cumprir seu papel de monitorar e assegurar que seus funcionários atuem de acordo com as suas práticas de conduta. Considerando que as práticas de conduta devem ser orientadas por um código de combate à corrupção e conformidade aos padrões e ainda pela política da empresa, incluindo seus valores, regras e missão, foi proposto neste estudo um plano de estruturação, a fim de contribuir para a implantação e implementação do compliance na cultura das empresas.
Compliance aims to ensure compliance with rules, standards, regulations and laws. Organizations must incorporate compliance in all their actions, sharing their values and beliefs and promoting, in fact, the intended positive impacts on business management. In fostering innovation, compliance is relevant as a way of influencing decisions, allocating resources and exercising organizational control, converging with the company's purpose and mission. Many opportunities for business management can be overlooked when the positive influence that compliance can have on innovation processes is ignored. The application of compliance is recent in the practice of organizations and the published literature on the topic is scarce, which reinforces the relevance of this research. This study has the general objective of analyzing the implementation and implementation of compliance programs for proposing structural actions, taking into account the culture of the companies. Six professionals participated in the study, aged between 33 and 55 years, with five to 20 years of experience in the area of compliance and who work in different regions of the country. Participants were recruited through specific compliance associations or commissions and social networks that bring together such professionals. This is a qualitative research, in which a semi-structured interview was carried out, individually and through videoconference, based on a script of questions. The responses obtained from the interviews were analyzed qualitatively. The main results show that there is still a need to overcome many challenges so that compliance is effectively incorporated into the culture of companies and is able to fulfill its role of monitoring and ensuring that its employees act in accordance with their conduct practices. Considering that conduct practices must be guided by a code to combat corruption and compliance with standards and also by the company's policy, including its values, rules and mission, a structuring plan was proposed in this study in order to contribute to the implementation and implementation of compliance in corporate culture.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1188
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