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Title: Análise do clima do ambiente de trabalho de professores da educação profissional: um estudo para fomento da criatividade e da inovação
Other Titles: Analysis of the work environment of professional education teachers: a study to foster creativity and innovation
Authors: Oliveira, Gilmar Emanoel Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor-co: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referees: Barbosa, Josiane Dantas Viana
Silva, Giovana Oliveira
Keywords: Criatividade;Formação profissional;Inovação – Educação profissional;Instrumento Keys
Issue Date: 16-Dec-2016
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: OLIVEIRA, Gilmar Emanoel Silva de. Análise do clima do ambiente de trabalho de professores da educação profissional: um estudo para fomento da criatividade e da inovação. Orientadora: Camila de Sousa Pereira Guizzo. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2016.
Abstract: Para adaptar os profissionais às mudanças exigidas pelas organizações é necessário prepará-los para um cenário de desafios, de geração de ideias novas, úteis e criativas, favorecendo o rápido atendimento às expectativas de um mercado competitivo. A criatividade e a inovação convergem para o aproveitamento bem sucedido de novas ideias, essenciais para manter a competitividade. Assim, as organizações buscam cada vez mais identificar os fatores contextuais que possam potencializar a criatividade dos seus funcionários já que essa variável pode promover a capacidade de inovação, estratégia essencial para o desenvolvimento das empresas. Nessa perspectiva, as instituições de educação profissional, por meio do trabalho docente, podem contribuir para a formação de alunos capazes de desenvolver soluções criativas e inovadoras para o mercado, principalmente para o setor industrial. O objetivo geral deste estudo é propor ações de incentivo à melhoria do clima do ambiente de trabalho, com base nos fatores mais importantes na percepção de professores da Educação Profissional, a fim de fomentar a criatividade e a inovação. O estudo tem como base a Teoria Componencial da Criatividade que investiga fatores no contexto de trabalho que contribuem para o desempenho criativo dos indivíduos. Participaram da pesquisa 115 professores de três instituições de educação profissional do Estado da Bahia. O instrumento KEYS foi utilizado e as respostas foram analisadas quantitativamente por meio de métodos descritivos e da técnica de análise de dados Árvore de Classificação. Os principais resultados representados pela Árvore de Classificação mostraram que os fatores Criatividade, Incentivo Organizacional, Recursos Adequados e Produtividade, na percepção dos professores, são os que mais contribuem para um alto clima do ambiente de trabalho das escolas. A avaliação da qualidade da árvore mostrou um excelente poder de predição do clima na medida em que conseguiu classificar corretamente os fatores em 91,3%. Também foram apontados os mais importantes fatores de suporte que apoiam a criatividade e inovação, que são Treinamento e Desenvolvimento, Reconhecimento por Trabalhos Criativos, Tempo Suficiente para o Trabalho que tem que ser feito e Visão Clara para Organização por parte da Direção através do percentual de respostas dos fatores. Os resultados sugerem evidências que possam contribuir com os gestores escolares na busca de meios efetivos capazes de explorar o potencial criativo dos professores, possibilitando implicações para as estratégias de formação dos futuros profissionais. ABSTRACT: In order to adapt professionals to the changes required by organizations, it is necessary to prepare them for a scenario of challenges, generating new ideas, useful and creative, favoring the rapid fulfillment of the expectations of a competitive market. Creativity and innovation converge to the successful use of new ideas, essential for maintaining competitiveness. Thus, organizations increasingly seek to identify the contextual factors that can enhance the creativity of their employees since this variable can promote innovation capacity, an essential strategy for the development of companies. From this perspective, professional education institutions, through teaching work, can contribute to the formation of students capable of developing creative and innovative solutions for the market, especially for the industrial sector. The general objective of this study is to propose actions to encourage the improvement of the working environment, based on the most important factors in the perception of teachers of Professional Education, in order to foster creativity and innovation. The study is based on the Component Theory of Creativity that investigates factors in the context of work that contribute to the creative performance of individuals. 115 teachers from three professional education institutions in the State of Bahia participated in the study. The KEYS instrument was used and the responses were quantitatively analyzed using descriptive methods and the data analysis technique Classification Tree. The main results represented by the Classification Tree showed that the factors Creativity, Organizational Incentive, Adequate Resources and Productivity, in the perception of the teachers, are the ones that contribute most to a high climate of the work environment of the schools. The tree quality evaluation showed an excellent predictive power of the climate in that it was able to correctly classify the factors in 91.3%. The most important supporting factors that support creativity and innovation, which are Training and Development, Recognition for Creative Works, Enough Time for the Work that has to be done and a Clear Vision for Organization by the Management through the percentage of factor responses. The results suggest evidence that can contribute to school managers in the search for effective means to exploit the creative potential of teachers, allowing implications for the training strategies of future professionals.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1152
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