Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1146
Title: | Gamificação no curso de engenharia: uma estratégia para leitura de manual de equipamento industrial em inglês |
Other Titles: | Gamification in the engineering course: a strategy for reading industrial equipment manual in English |
metadata.dc.contributor.authorID: | Margareti Hitomi Nacamura Menezes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Guizzo, Camila de Sousa Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
metadata.dc.contributor.referees: | Silva, Valéria Loureiro da Dantas, Maria da Conceição C. |
Keywords: | Gamificação;Inglês como segunda língua;Teoria do Fluxo |
Issue Date: | 16-Mar-2016 |
Publisher: | Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC |
Citation: | MENEZES, Margareti Hitomi Nacamura. Gamificação no curso de engenharia: uma estratégia para leitura de manual de equipamento industrial em inglês. Orientadora: Camila de Sousa Pereira Guizzo. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2016. |
Abstract: | Conhecer o inglês técnico utilizado em manuais de instruções é muito importante para o profissional da indústria. Se um operador de manutenção não souber ler um manual de instrução quando algum equipamento industrial apresentar problema, ele pode buscar o reparo com base na tentativa e erro, levando o equipamento à quebra total o que pode ocasionar paradas não programadas no processo produtivo, gerando prejuízo à indústria. Grande parte dos equipamentos industriais apresenta o seu manual de instruções em inglês e a falta de conhecimento desta língua no que se refere às instruções e comandos, por dificultar a leitura, pode provocar o já citado mau manuseio e demora no reparo e ser também um fator de risco para acidentes de trabalho na indústria, especialmente na área de Manutenção. Nesse contexto, é importante inserir o aluno no universo vocabular que está presente nos manuais técnicos, desde os cursos de graduação. Assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar atividade gamificada como estratégia para leitura de manual de equipamento industrial em inglês técnico junto aos estudantes de engenharia. Para isso foi realizado um levantamento de necessidades por meio de questionários com estudantes do curso de graduação e também com profissionais que atuam na indústria, subsidiando a elaboração de práticas gamificadas. Do levantamento da necessidade foram criadas atividades gamificadas e essas foram aplicadas aos estudantes de Engenharia de Materiais e, posteriormente, replicadas em um grupo de Engenharia Mecânica. O resultado da aplicação buscou avaliar o engajamento desses universitários na atividade gamificada visando a uma prática mais motivadora, considerando a dupla jornada de trabalho e estudos da maioria dos discentes. Os principais achados apontam a relevância da gamificação como estratégia e indica certo engajamento dos alunos na realização da atividade gamificada, levando-os a experimentar alguns elementos do estado de fluxo e assim sentirem-se motivados à leitura de manual de instrução em inglês. ABSTRACT: Understanding technical English is very important for the industry professional. Most industrial equipment manuals are written in English and a lack of knowledge in the technical language relating to instructions and command, can cause multiple problems. In addition to being a factor in the malfunction of equipment, it may cause unscheduled shutdowns in the production process, delays in the completion of a task, and may contribute to an increase in accidents on the workplace. In this context, it is important to introduce the undergraduate student to the relevant vocabulary found in technical manuals written in English. Thus, the objective of this research was to evaluate gamified practices as a strategy for reading industrial equipment manual in English with students of engineering. For this we conducted a survey of need through questionnaires with undergraduate students and also with professionals working in the industry. The findings of this survey led to the development of new gamified practices which were applied to students of Materials Engineering and later replicated in a Mechanical Engineering students group. The result of such application evaluated the engagement of these students in the gamified activity which aimed to increase motivation taking into account that some undergraduates study English after a full day’s shift. The main findings point out the importance of gamification as strategy and indicate certain involvement by students in the accomplishment of gamified activity, leading them to try some elements of flow and this way they feel motivated to read an instruction manual in English. |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1146 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Margareti Menezes_ok.pdf | TCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC | 4.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.