Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1136
Title: Intraempreendedorismo como indutor de inovação no setor industrial: o caso de um programa de sugestões em uma indústria química
Authors: Silva, Tainah Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Winkler, Ingrid
metadata.dc.contributor.advisor-co: Miranda, Morjane Armstrong Santos de
metadata.dc.contributor.referees: Souza, André Luis Rocha de
Marinho, Flavio de Souza
Keywords: Inovação industrial;Intraempreendedorismo;Gestão de ideias;Programa de sugestões
Issue Date: 29-Jul-2021
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: SILVA, Tainah Azevedo. Intraempreendedorismo como indutor de inovação no setor industrial: o caso de um programa de sugestões em uma indústria química. Orientadora: Ingrid Winkler. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2021.
Abstract: No setor industrial, manter-se competitivo produzindo inovação de forma contínua é um desafio. Estudos recentes mostram que os programas de sugestões podem contribuir para a inovação e manutenção a competitividade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar possibilidades e limitações para que o intraempreendedorismo possa ser induzido, de modo a produzir inovação, utilizando a ferramenta programa de sugestões em uma indústria química. Para alcança-lo, foi realizado um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, em uma indústria química no polo industrial de Camaçari. Foram analisados os dados do programa no período de junho de 2015 a dezembro 2020. Os resultados observados indicaram que os programas de sugestões podem ser um indutor para a promoção do intraempreendedorismo e inovação, pois podem funcionar como meio de identificar potenciais intraempreendedores e fornecer apoio para ação empreendedora. Como limitações do programa, foram observadas dificuldades para obter índices expressivos de participação de colaboradores e a liberdade para implementação e capacitação dos intraempreendedores. Por fim, conclui-se que uma ferramenta como esta tem potencial para induzir ao intraempreendedorismo e a inovação identificando sugestores em potencial e estimulando a contribuição dos colaboradores dos setores da indústria onde for aplicado.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1136
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.