Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1122
Title: O papel do fator motivacional e do nível de conflito intragrupal nos resultados operacionais do processo de implantação da manutenção produtiva total: um estudo de caso
Authors: Figueiredo, Paulo Soares
Guedes, Micaela Alves
Guizzo, Camila de Sousa Pereira
Silva, Giovana Oliveira
Keywords: Manutenção produtiva total
Motivação no trabalho
Gestão de conflito
Desempenho operacional
Gestão comportamental de operações
Issue Date: 30-Jan-2019
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: GUEDES, Micaela Alves; FIGUEIREDO, Paulo Soares (Orientador). O papel do fator motivacional e do nível de conflito intragrupal nos resultados operacionais do processo de implantação da manutenção produtiva total: um estudo de caso. Salvador, 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
Abstract: Um ambiente Industrial tem como fator essencial as habilidades e competências de seus funcionários, fator que pode influenciar diretamente no desempenho de seus processos operacionais. Por este motivo específico, muitas empresas buscam cada vez mais desenvolver e motivar seus funcionários com o intuito de obter melhores indicadores internos. Contudo, fatores como dinâmica de equipe, liderança, trabalho em equipe, capacidade técnica, dentre outros, são exemplos de possíveis fatores que podem influenciar a motivação de um funcionário. O nível de conflito nas equipes de trabalho também influencia o desempenho dos mesmos, impactando nos resultados do trabalho. Este trabalho visa analisar o papel do fator motivacional e do nível de conflito dos times nos resultados operacionais obtidos com a implementação de um programa de Manutenção Produtiva Total. Trata-se de uma pesquisa empírica, exploratória, qualiquantitativa, baseada em estudo de caso. Foi feito uso de questionário e uso de entrevistas não estruturadas. Foram comparados os resultados da implantação da Manutenção Produtiva Total (TPM) em duas linhas de produção de uma empresa industrial multinacional de bens de consumo do setor de higiene pessoal, visando estabelecer indícios de que há uma relação entre os níveis das variáveis Conflito e Motivação nos times de cada linha, com o desempenho operacional. Os questionários utilizados são baseados nas escalas do ISMT (Inventário de Motivação e Significado do Trabalho) e ECIG (Escala de Conflitos Intragrupos). Por meio da aplicação dos questionários pôde-se verificar que o nível de motivação da equipe está positivamente associado à mudança no desempenho operacional, e que este impacto é positivo ao fim da implementação de um programa de TPM.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1122
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCP_GETEC_Micaela Alves Guedes.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.