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Title: Panorama da inovação nas indústrias de alimentos de micro e pequeno porte da Bahia: status e características da inovação
Other Titles: Panorama of innovation in the micro and small food industries in Bahia: status and characteristics of innovation
Authors: Coelho, Rodrigo Santiago
Bezerra, Iris Andrade
Machado, Bruna Aparecida Souza
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Sampaio, Renelson Ribeiro
Reis, Isailton Santos
Guez, Marcelo Andrés Umsza
Keywords: Indústria de alimentos
Gestão industrial
Inovação industrial
Radar da inovação
Issue Date: 1-Feb-2019
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: BEZERRA, Iris Andrade; COELHO, Rodrigo Santiago (Orientador); MACHADO, Bruna Aparecida Souza (Coorientadora). Panorama da inovação nas indústrias de alimentos de micro e pequeno porte da Bahia: status e características da inovação. Salvador, 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
Abstract: Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação se configura como um fator chave para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, das regiões em que elas estão localizadas. Neste contexto, este trabalho analisa o panorama da inovação das indústrias de alimento de micro e pequeno porte localizadas no estado da Bahia. Optou-se por trabalhar com as indústrias de alimentos devido ao apelo pela inovação no segmento em razão do aumento da exigência do consumidor e, por este ser um eixo industrial de destaque no cenário brasileiro e baiano. A metodologia utilizada no trabalho fundamentou-se na aplicação da ferramenta Radar da Inovação em 46 empresas pertencentes ao recorte estudado. O Radar da inovação, através de um questionário estruturado com 38 variáveis, avalia 13 dimensões que contribuem para o processo de inovação (Oferta, Plataforma, Marca, Clientes, Soluções, Relacionamento, Agregação de Valor, Processos, Organização, Cadeia de Fornecimento, Presença, Rede e Ambiência Inovadora). Esta ferramenta mensura o grau de inovação (GI) das empresas a nível global e por dimensão, através de uma escala que varia de 1 a 5 e as categoriza como pouco ou nada inovadoras, inovadoras ocasionais ou inovadoras sistêmicas. Nesse contexto, obteve-se um resultado global de 2,6 entre as empresas estudadas, categorizando-as como pouco inovadoras. Numa análise por dimensão, Plataforma e Marca foram as únicas que obtiveram um grau de inovação global superior a 50% da escala, sendo eles, respectivamente 4,2 e 3,8. As dimensões menos inovadoras foram Soluções, Agregação de Valor, Processos e Ambiência Inovadora, com um grau de inovação de 2,1 para as duas primeiras e 2,2 para as seguintes. Os resultados evidenciaram que embora a inovação seja importante para a competitividade no mercado, ainda não representa uma meta estratégica para as empresas analisadas, que apresentam uma deficiência na utilização de um processo formal e estruturado de inovação. ABSTRACT: In a market that is increasingly competitive and globalized, innovation is a key factor for the development of companies and, consequently, the regions in which they are located. In this context, this study analyses the panorama of innovation in micro and small enterprises (SMEs) located in the state of Bahia, considering those belonging to the food industry. It was decided to study the food sector due to its current trend toward innovation due to the increase in the consumer's demand and for this to be an outstanding industrial axis in the Brazilian and Bahia scenario. It has used the framework Innovation Radar in 46 companies. The Innovation Radar, through a structured model with 38 variables, evaluates 13 dimensions for the process of innovation (Offer, Platform, Costumers, Solutions, Relationship, Value Added, Processes, Organization, Supply Chain, Presence, Network and Ambience Innovative). This tool measures the degree of innovation in the companies at a global level and by dimension, through a scale ranging from 1 to 5 and categorizes them as little or nothing innovative, occasional innovative or systemic innovative. In this context, an overall result of 2.6 was obtained among the companies studied, categorizing them as little innovative. In an analysis by dimension, Platform and Brand obtained a degree of global innovation superior to 50% of the scale, being respectively 4.2 and 3.8. The least innovative dimensions were Solutions, Added Value, Processes and Innovative Environment, with a degree of innovation of 2.1 for the first two and 2.2 for the following. The main results showed that although innovation is an important factor for competitiveness in the market, it does not represent a strategic goal for the analysed companies, which present a deficiency in the use of a formal and structured process of innovation.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1121
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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