Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1107
Title: Classificação de falhas em ativos rotativos utilizando rede neural convolucional
Authors: Souza, Roberto Macedo de
metadata.dc.contributor.advisor: Lepikson, Herman Augusto
metadata.dc.contributor.advisor-co: Nascimento, Erick Giovani Sperandio
metadata.dc.contributor.referees: Miranda, Ubatan Almeida
Schnitman, Leizer
Keywords: Análise de vibração mecânica;Redes neurais convulacionias;Aprendizagem profunda - Gestão da manutenção;Data Driven
Issue Date: 16-Mar-2020
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: SOUZA, Roberto Macedo de. Classificação de falhas em ativos rotativos utilizando rede neural convolucional. Orientador: Herman Augusto Lepikson. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2020.
Abstract: Máquinas rotativas são amplamente empregadas em processos industriais, cujo uso contínuo provoca desgastes em diversos dos seus componentes, demandando a parada do ativo, para substituí-los. Em função da importância dos ativos para a continuidade operacional de uma indústria, é valiosa sua monitoração constante com o objetivo de predição de falha, realizar uma manutenção programada e minimizar a possibilidade de falha em condições não planejadas. A estratégia de manutenção preditiva, a qual realiza o monitoramento constante dos ativos através das principais variáveis, é importante para permitir o aumento da sua confiabilidade. A fim de ampliar a eficácia da manutenção preditiva, emerge a necessidade de implantar uma solução capaz de detectar e classificar falhas em estágio inicial e recomendar a equipe de manutenção a necessidade de programar a manutenção no ativo. Este trabalho propõe o uso de Rede Neural Convolucional para classificar automaticamente as falhas de ativos que podem ser diagnosticadas através dos sinais de vibração mecânica com o objetivo de apoiar a detecção, o diagnóstico e a classificação de falhas. Os dados experimentais utilizados neste trabalho foram coletados através da base de dados denominada Machinery Fault Database que possui um conjunto de condições normais e sequências de falhas geradas em uma bancada de simulação de falhas, utilizando técnica data driven. Os sinais de vibração no domínio do tempo foram pré-processados usando Transformada Rápida de Fourier e transformados no domínio da frequência, para então serem processados no modelo desenvolvido e denominado de Manutenção Preditiva Utilizando Rede Neural Convolucional (MP-CNN). Este trabalho utilizou os dados de três sensores de vibração unidirecionais do tipo acelerômetro instalados no mancal interno, já que este é um ponto de medição amplamente utilizado e presente em processos industriais. O valor médio da métrica accuracy resultante do modelo foi de 99,58%, mostrando sua capacidade de detectar e classificar falhas em ativos.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1107
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCP_GETEC_Roberto Macedo de Souza.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.