Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1066
Title: Logística lean: estudo de ferramentas lean aplicadas na atividade logística
Authors: Cardoso, Thaís da Cruz
Santos, Carlos César Ribeiro
Keywords: Logística enxuta;Lean Manufacturing;Desperdícios na logística;Ferramentas lean
Issue Date: 2019
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: CARDOSO, Thaís da Cruz. Logística lean: estudo de ferramentas lean aplicadas na atividade logística. Orientador: Carlos César Ribeiro Santos. 2019. 23 f. Artigo (MBA Executivo em Gestão da Produção e Logística) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
Abstract: O pensamento lean pode ser aplicado nas mais diversas etapas dos processos produtivos de uma empresa, proporcionando benefícios como a redução de custos, aumento da produtividade, maior rentabilidade e melhorias na segurança, qualidade e entregas no prazo. Neste contexto, surge a metodologia da Logística Lean, que se baseia no conceito do lean manufacturing de forma que o pensamento enxuto seja aplicado ao setor logístico fomentando melhorias das operações de armazenamento, distribuição e logística de transporte, bem como a busca pela melhoria contínua. Portanto, para descrever a importância da cultura lean no universo logístico, o presente artigo visa apresentar os principais conceitos atrelados a esta filosofia, objetivando o melhor aproveitamento do tempo e os processos de agregação de valor na logística. Este artigo também tem como objetivo levantar e estudar as principais ferramentas utilizadas no lean manufacturing que possam ser aplicadas à logística e como as mesmas podem ser utilizadas para eliminar ou reduzir os entraves comuns ao setor, como os desperdícios, custos acentuados, ociosidade da mão de obra e recursos. Por fim, apresentar como o uso das ferramentas lean para a mitigação dos problemas inerentes às atividades logísticas são capazes de melhorar a capacidade competitiva de mercado das empresas que o aplica.
Description: Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pós-graduado em Logística e Gestão da Produção. "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1066
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_THAÍS DA CRUZ CARDOSO.pdfARTIGO / MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA672.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.