Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1064
Title: Aplicação das ferramentas e métodos lean: estudo de caso em uma empresa de alimentos na Cidade do Salvador (BA)
Authors: Guimarães, Elielder Dias
Santos, Carlos César Ribeiro
Keywords: Lean Manufacturing;Desperdícios;Métodos e ferramentas lean
Issue Date: 2019
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: GUIMARÃES, Elieder Dias. Aplicação das ferramentas e métodos lean: estudo de caso em uma empresa de alimentos na Cidade do Salvador (BA). Orientador: Carlos César Ribeiro Santos. 2019. 27 f. Artigo (MBA Executivo em Gestão da Produção e Logística) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
Abstract: Nesse artigo é apresentado uma revisão bibliográfica de algumas ferramentas e métodos utilizados na filosofia lean manufacturing, assim como um estudo de caso que relata uma consultoria real aplicada em uma empresa de pequeno porte de fabricação de massas de pastel localizada em Salvador-BA. Foi elaborado um diagnóstico do processo produtivo através do mapa do fluxo de valor do estado presente e futuro com o objetivo de demonstrar as principais oportunidades de melhorias e também como a inserção dos métodos e ferramentas do contidos no lean manufacturing deram suporte essencial na melhoria dos indicadores de produtividade, movimentação e qualidade de um processo produtivo de produção de massas. No decorrer do artigo são apresentados resultados e evidencias que demonstram a redução dos desperdícios produtivos e a evolução positiva dos indicadores da empresa, com isso a empresa tornou-se mais organizada, conseguiu o atendimento as demandas dos clientes e tonou-se mais competitiva no mercado.
Description: Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pós-graduado em Logística e Gestão da Produção. "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1064
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ELIELDER DIAS GUIMARÃES.pdfARTIGO / MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.