Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/183
Título: Proposta e avaliação de um modelo de referência de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) voltado à indústria siderúrgica.
Autor(es): Pachekoski, Wagner Maurício
Brand, Fábio André
Travassos Junior, Xisto Lucas
Santos, Alex Álisson Bandeira
Scalice, Régis Kovacs
Palavras-chave: Manutenção
Confiabilidade
Siderurgia
Data do documento: 25-Abr-2016
Resumo: As empresas de classe mundial são aquelas que buscam a excelência nos serviços e produtos de sua competência. Para atingir esta excelência, as empresas precisam manter-se sempre na vanguarda da aplicação de tecnologias no seu processo produtivo e, principalmente, na gestão de seus ativos. Para estas empresas, os departamentos de manutenção assumem cada vez mais uma função estratégica e a implementação de metodologias como a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) têm contribuído muito para a obtenção de um desempenho positivo em seu sistema produtivo, com aumento da disponibilidade de seus equipamentos e consequente aumento da produtividade e redução de custos. Entretanto, apesar das inúmeras vantagens da aplicação da MCC, identificaram-se duas oportunidades de melhoria nesta metodologia, nas etapas de definição dos equipamentos críticos e na aplicação do diagrama de decisão para escolha das tarefas de manutenção. Pois é dentro deste contexto que se insere o presente trabalho, que busca consolidar o processo de implementação da MCC, com a introdução de melhorias nas etapas deficitárias, voltadas principalmente para a indústria siderúrgica. Inicialmente, apresenta-se uma abordagem sobre os conceitos e métodos empregados na manutenção tradicional. Em seguida, as principais ferramentas e sistemáticas utilizadas pela MCC são detalhadas, juntamente com as melhorias propostas para aplicações no ramo siderúrgico. Posteriormente, realizou-se um estudo de caso, onde a MCC, já contendo os métodos apresentados neste trabalho, foi aplicada em uma empresa siderúrgica, sendo que os resultados obtidos demonstraram a adequação desta proposta às necessidades deste ramo industrial.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/183
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Fabio A Brand.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.